A Imprensa Nacional – Casa da Moeda apresenta oficialmente amanhã ao público, na Reitoria da Universidade de Coimbra, uma moeda corrente comemorativa dos 730 anos daquela instituição de ensino.
Com o valor facial de dois euros, a moeda já está em circulação em todo o país. “A peça foi desenhada pelo escultor José João de Brito, natural desta cidade e reconhecido em 1976 com o prémio de Escultura Teixeira Lopes. Na moeda, a instituição é representada pela reconhecida Torre e por diversos triângulos que simbolizam os telhados da Universidade”, explica a Casa da Moeda numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
A moeda de cuproníquel tem um diâmetro de 25,75mm e conta com uma emissão de 350 mil exemplares. Já na versão brilhante não circulada foram impressos cinco mil exemplares. Pode ser adquirida por 9,84 euros.
“Responsável pela formação e também pela inovação desde o século XIII, é possível afirmar que a Universidade de Coimbra partilha valores com a INCM. A preservação de uma tradição e legado histórico bem como o incentivo à evolução do conhecimento e da ciência ligam as duas entidades que hoje comemoram juntas um marco na história do País, registado em forma de moeda para o futuro”, destaca a Imprensa Nacional – Casa da Moeda na mesma nota.
Imprensa Nacional lança moeda para celebrar os 730 anos da Universidade de Coimbra
