Instituto Camões celebra protocolo para apoio ao setor da saúde na Colômbia

Data:

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua assinou com a Agência Presidencial de Cooperação Internacional da Colômbia (APC-Colômbia) um protocolo de cooperação na área da saúde e recursos hospitalares que vai beneficiar utentes colombianos e também deslocados da Venezuela.
O documento foi assinado a 01 de outubro, pelo presidente do Instituto Camões, Luís Faro Ramos, e a diretora da APC-Colômbia, Angela Ospina de Nicholls, e dá o início oficial ao projeto ‘Aquisição de equipamentos biomédicos e mobiliário hospitalar para os serviços de obstetrícia e hospitalização do Hospital ESE San José de Maicao’.
O projeto, que visa o “fortalecimento institucional do Hospital de Maicao”, no departamento de La Guajira, na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, tem um orçamento total aproximado de 100 mil euros, financiados pelo Instituto Camões, cabendo à APC – Colômbia a “administração dos recursos e o seu acompanhamento”, informa o Camões num comunicado.
“Prevê-se que beneficiem da execução do projeto mais de 160 mil pessoas, que diariamente procuram os serviços do Hospital de Maicao, maioritariamente provenientes da Venezuela, permitindo não só melhorar o atendimento materno-infantil, mas também contribuir para a resposta de emergência aos casos motivados pela pandemia Covid-19”, revela ainda o instituto português no mesmo comunicado.
O Camões destaca que a assinatura deste protocolo reforça as relações bilaterais entre Portugal e a Colômbia e reafirma a intenção da União Europeia e dos seus Estados membros “em apoiar a região afetada pela crise humanitária e fluxo de populações deslocadas e em situação de vulnerabilidade provenientes da Venezuela”.
A cerimónia de assinatura do protocolo foi testemunhada pela embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria, e pela embaixadora da Colômbia em Portugal, María Elvira Pombo, e contou com a participação do vice-ministro da Saúde da Colômbia, Luis Alexander Moscoso.
O financiamento deste projeto de assistência no setor da saúde, foi anunciado em maio último pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, durante a conferência Mministerial de doadores para a situação humanitária na Venezuela.
O Instituto Camões é tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, e tem como missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

Ana Grácio Pinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.