Lei do Governo que permite legislar trabalho em barcos de pesca foi aprovada

Data:

A Assembleia da República aprovou hoje, em votação final global, por larga maioria a proposta de lei do Governo sobre o trabalho a bordo das embarcações de pesca
Votaram a favor PS, PSD, BE, PCP, PEV, Chega e as duas deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues. Abstiveram-se CDS, PAN e Iniciativa Liberal.
Em 09 de julho, no debate parlamentar da lei, o secretário de Estado do Trabalho defendeu que a proposta de lei que autoriza o Governo a legislar sobre o trabalho a bordo das embarcações de pesca vai introduzir “alterações significativas” para o reforço dos direitos do setor.
Miguel Cabrita lembrou que as diretivas resultam “do diálogo social à escala europeia” e introduzem “alterações significativas para o reforço dos direitos e condições dos trabalhadores da pesca e da atividade marítima”.
De acordo com o governante, a proposta que transpõe diretivas europeias, tem em vista a introdução de melhorias no setor, como a consagração do direito do pescador a examinar e a aconselhar-se sobre as cláusulas do contrato de trabalho antes da sua elaboração e altera os limites do trabalho noturno entre as 22:00 e as 07:00 ou assegurar, pelo menos, nove horas de descanso consecutivo.
Por outro lado, pretende garantir o pagamento de indemnizações por morte dos marítimos, assim como, em caso de pirataria ou assalto à mão armada, que o contrato dos trabalhadores continua a produzir efeitos, nomeadamente, assegurando o pagamento de salários.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.