Projeto nas escolas do Porto trabalhou a problemática da violência junto de 1100 alunos

Data:

‘Beija-Flor 4.0’ é um projeto psicoeducacional que visa a prevenção da violência junto de jovens de todos os ciclos educacionais.
Realizado pela Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM), o projeto trabalha a prevenção de questões como a violência doméstica e no namoro, o bullying, a igualdade de género e as relações interpessoais.
Dinamizado nos último seis anos, em 2020 o projeto esteve inserido em 68 turmas que participaram presencial e digitalmente, abrangendo mais de 1100 alunos e estendendo-se para além da área Metropolitana do Porto, revela a ADDIM num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.

Projeto nas escolas do Porto trabalhou a problemática da violência junto de 1100 alunos
93% dos alunos intervencionados é favorável a crenças de igualdade de género, ao invés dos 90% iniciais. 96% é intolerante a crenças legitimadoras de violência doméstica ou namoro, contra os 92% iniciais e 92% são intolerantes a práticas de bullying, quando inicialmente 85% as tolerava

“No final do projeto, 93% dos alunos/as intervencionados é favorável a crenças de igualdade de género, ao invés dos 90% iniciais. 96% é intolerante a crenças legitimadoras de violência doméstica ou namoro, contra os 92% iniciais e, muito importante, 92% são intolerantes a práticas de bullying, quando inicialmente 85% as tolerava”, revela Carla Mansilha Branco.
A presidente da instituição diz ainda que a avaliação global de todos os intervenientes no projeto, desde os docentes e alunos a progenitores e técnicas, levam “a reforçar a vontade de investir no ensino e de possibilitar que todos tenham acesso a aprendizagens que nos tornem melhores cidadãos e cidadãs”.
“Com este projeto possibilitou-se que estes jovens aguçassem a sua consciência no que respeita à problemática da vitimização, da desconstrução de crenças de género bem como a sinalizar comportamentos abusivos em vários contextos”, destaca a nota da organização.
Criada em setembro de 1999, a ADDIM (Rua Bento Jesus Caraça, 248, 1º Andar Sala 3, Porto) surgiu da vontade de um grupo de cidadãs que tomou a iniciativa de fundar uma associação que as defendesse, promovendo a valorização pessoal, profissional e social das suas utentes no combate à exclusão social e à perpetuação da diferença.

Ana GrácioPinto

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.