Nas aldeias históricas de Trancoso e Marialva há festa no fim-de-semana

Data:

O ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa 2020’ vai animar neste fim de semana as Aldeias Históricas de Marialva (concelho de Mêda) e de Trancoso, ambas no distrito da Guarda.
Segundo a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, entidade promotora dos eventos, Trancoso recebe amanhã uma festa com o mote ‘Bandarra’ e, no sábado, Marialva celebra ‘As Mulheres de Marialva’.
A Associação refere em comunicado que promove “duas festas imperdíveis”, que vão levar “mais vida e animação às duas localidades, oferecendo a habitantes e visitantes um fim de semana inesquecível”.
Na sexta-feira, o ciclo ‘12 em Rede’ chega à Aldeia Histórica de Trancoso com a iniciativa ‘Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros’, que inclui um programa baseado na figura do mítico sapateiro, poeta e profeta, que faz parte da História e do imaginário local.
“Bandarra deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais fala do futuro de um povo que se há de cumprir, e sobre quem Fernando Pessoa disse que ‘o coração não foi português, mas Portugal’”, lembra a organização.
O programa do evento, que começa pelas 10h30, inclui ‘urban sketch’, degustações de pratos regionais, ‘showcooking’, uma visita guiada encenada e três performances que juntam vários nomes do panorama artístico nacional.

Na sexta-feira, o ciclo ‘12 em Rede’ chega à Aldeia Histórica de Trancoso com a iniciativa ‘Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros’

No dia seguinte, sábado, a partir das 09h, a Aldeia Histórica de Marialva, no concelho de Mêda, que dista pouco mais de 20 quilómetros de Trancoso, celebra ‘As Mulheres de Marialva’.
“A festa vai dar destaque ao papel que as mulheres da aldeia tiveram na sua herança patrimonial e cultural, com gastronomia, visitas guiadas encenadas e uma caminhada, terminando com um concerto de um dos grandes mestres da guitarra portuguesa, António Chainho, com uma grande mulher do fado, Kátia Guerreiro”, adianta a Associação Aldeias Históricas de Portugal.
Devido à pandemia causada pela Covid-19, a participação nos eventos será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as festas de Trancoso e de Marialva, no interior do país, poderão ser “sentidas e vividas em todo o mundo”, via ‘streaming’, nas redes sociais.
Os eventos são promovidos pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização dos municípios de Trancoso e de Mêda, Junta de Freguesia de Marialva, associações e agentes económicos locais.
A iniciativa é apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
O ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa 2020’ prossegue em Castelo Mendo (02 de outubro), Almeida (03), Piódão (04), Sortelha (17), Castelo Novo (24), Idanha-a-Velha (31) e Monsanto (07 de novembro).

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.