A Câmara de Esposende lançou a concurso a obra para a criação do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira, em Marinhas, um projeto de 155 mil euros. A autarquia referiu que o prazo de execução da obra é de 120 dias. “A intervenção global está prevista para os sete moinhos”, mas nesta fase avança a recuperação “dos três edifícios que são propriedade da câmara”, sendo que, “no futuro, ficará ali implantado o parque temático ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão”, revela o executivo autárquico.
O parque vai apresentar “todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem”. Aos moinhos estarão associados os temas da eletricidade, do ciclo do pão e da etnografia a ele associado, das questões ambientais do uso de energias, das respostas sensoriais que a cultura do cereal permite experimentar através do tato, olfato e visão, às questões sobre os cereais híbridos ou geneticamente modificados. A autarquia lembra que Esposende reúne vários moinhos eólicos e hidráulicos.
“Entre os núcleos dos engenhos de moagem movidos pela força do vento, além dos de Abelheira estão referenciados os de Cedovém em Apúlia, entre outras unidades disseminadas pelo concelho. Refira-se que a Casa das Marinhas, foi inspirada, arquitetada e construída a partir de um moinho e transformada em habitação, pelo conceituado arquiteto esposendense Viana de Lima”, lê-se.
Esposende quer criar parque temático de moinhos em Marinhas
