TERMAS DO CARVALHAL
Enquadradas pelas serras da Arada e do Montemuro, as Termas do Carvalhal situam-se no limite norte da Beira Alta, concelho de Castro Daire, a cerca de 500 metros de altitude, entre as bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva.
Dotadas de um moderno balneário, as suas águas são procuradas para o tratamento de doenças de pele, do aparelho digestivo e respiratório bem como de doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. São também, cada vez mais, uma aliciante oferta ao nível do bem-estar termal, numa estância de verdadeiro repouso envolta numa magnífica paisagem.
TERMAS DO LUSO
Local de repouso e tranquilidade, a acção benéfica do Luso não se esgota nas virtudes terapêuticas das suas águas termais. A requalificação desta histórica estância termal foi cuidadosamente projetada de modo a congregar diferentes valências que proporcionam uma experiência verdadeiramente única – Termalismo Clássico, Spa Termal (com as vertentes Esthetics e Acqua) e Medical Center (com a Reabilitação de Saúde e Reabilitação Cardíaca).
Completam esta experiência, a possibilidade de visita ao Mosteiro das Carmelitas Descalças (sec. XVII) e ao edifício Neomanuelino do Hotel do Buçaco, entre outras actividades culturais
TERmas de São Pedro do sul
Perdem-se no tempo, os primeiros vestígios da utilização das águas termais de São Pedro do Sul com fins curativos e de bem-estar, mas são dos romanos os mais importantes vestígios patrimoniais que chegaram até aos nossos dias e que são o que resta do balneum romano ali construído no princípio do séc. I da era cristã. Nestas águas tão especiais da então designada Vila do Banho, terá D. Afonso Henriques vindo recuperar de uma fractura sofrida em batalha. São muitos anos de tratamentos e de bem-estar conseguidos com estas águas num local também já designado por Caldas de Lafões e Caldas da Rainha D. Amélia, atestando a importância que lhes atribuíram outros monarcas.
Em 1987 foi inaugurado um novo balneário e iniciou-se a modernização do Balneário Rainha D. Amélia e recentemente, já no séc. XXI, foi feito um forte investimento na ampliação de instalações, em equipamentos termais de última geração e na qualificação dos seus profissionais.
TERMAS DE ALCAFACHE
Situam-se num lugar recôndito só alcançado pelo silêncio dos extensos pinhais que cobrem as serranias, no fundo vale do rio Dão e a 8 km de Viseu, onde a perfeita simbiose entre o espaço e a sua envolvência tornam o local ideal para o Bem-Estar. Ao entrar no Spa Termal respira-se tranquilidade enquanto se absorvem as energias calmas de cada pormenor, pensadas minuciosamente para cada recanto. Nada foi feito ao acaso. Ali não existem gabinetes de terapias mas sim vários espaços independentes que permitem o refúgio em pequenos mundos de profundo relaxamento. E ao entrar num desses mundos vive-se uma experiência única que induz a um transe hipnótico de harmonia, calma e bem-estar.
O local é perfeito para esquecer que o resto do mundo existe e ideal para passar os dias a mimar o corpo, em sessões de massagem, banhos aromáticos e tratamentos de beleza e bem-estar com águas altamente benéficas.
TERMAS DE VALE DA MÓ
Contígua às faldas da Serra do Caramulo, a 250 metros de altitude, entre frondoso arvoredo surge a pequena aldeia do Vale da Mó com o seu grande tesouro _ as Termas de água férrea, que ficam a 5 km da Anadia, 35 km de Aveiro e 30 km de Coimbra.
O Vale é uma sinuosa faixa de terreno apertado entre montes opulentamente vestidos de pinheiros e medronheiros com uma rara mescla de sobreiros, oliveiras, acácias e eucaliptos e uma variada vegetação rasteira, tornando Vale da Mó um local aprazível para tratamento de cura e repouso.