Pandemia não abranda. Mortes por Covid-19 disparam na última semana, alerta OMS

Data:

As mortes a nível global pelo novo coronavírus registaram um aumento na semana passada face à anterior, embora o número de novos casos ao redor do mundo tenha diminuído ligeiramente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), citados pela ‘CNBC’.

Na semana que terminou a 13 de Setembro, o número de mortes aumentou 8% em comparação com a anterior, com mais de 40.600 mortes relatadas. No entanto, embora os novos casos de Covid-19 tenham aumentado de forma geral em 1,8 milhões, registou-se um declínio de 3% relativamente aos sete dias anteriores.

Os dados foram divulgados depois de a OMS ter relatado um aumento recorde de casos de coronavírus num único dia no passado domingo, com o total a atingir as 307.930 infecções em 24 horas. As maiores subidas aconteceram nos Estados Unidos, Índia e Brasil, os três países mais afectados pela pandemia, que não dá sinais de abrandamento.

Ainda assim, na semana passada alguns países do continente americano, nomeadamente os EUA, Canadá, México e vários outros da América do Sul, viram o número de novos casos diminuir ligeiramente, o que continua a não ser suficiente para reduzir o forte impacto que o vírus tem nas regiões em questão, segundo os dados da OMS.

«O continente americano registou consistentemente o maior número de casos relatados em muitas semanas», observou a OMS, depois de a região ter relatado 697.780 novas infecções. «Continua a ser responsável por quase metade do total global de casos, mesmo com as infecções a diminuir na semana do relatório». Outras 24.626 mortes foram relatadas no continente na semana passada, elevando o total na região para 508.705

O Sudeste Asiático teve o segundo maior número de novos casos, com 687.119, enquanto a Europa relatou o terceiro maior número de novos casos, com 291.387 novas infecções. As regiões respondem por 22% e 16% do total global, respectivamente. África mostrou um declínio no número de casos relatados e no número de mortes.

Até ao momento, registam-se 28,9 milhões de casos confirmados de coronavírus no total, de acordo com a OMS, contudo, dados da Universidade Johns Hopkins apontam para um total superior de 29,3 milhões de infecções em 196 países e territórios, bem como quase 929 mil vítimas mortais.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.