Crise gerada pela Covid-19 faz Austrália entrar em recessão após 30 anos

Data:

A Austrália regista a sua primeira recessão desde 1999, com a contração da economia em 7% durante o segundo semestre de 2020, devido à pandemia da Covid-19. Os dados foram divulgados pelo governo nesta quarta-feira.

Esta é a contração mais rápida registrada na história do país, que atravessava 30 anos de crescimento contínuo e não foi afetado pela crise financeira mundial de 2008, de acordo com Michael Smedes, do Escritório Australiano de Estatísticas (ABS).

A pandemia e as medidas adotadas para combater o coronavírus provocaram a contração “sem precedentes”.  Um país entra em recessão quando acumula dois trimestres negativos consecutivos. A economia australiana havia sofrido uma queda de 0,3% no primeiro trimestre.

O governo desbloqueou bilhões de dólares para atenuar o impacto económico da pandemia, mas a economia também foi afetada pelo confinamento parcial dos últimos meses. Mais de um milhão de pessoas perderam o emprego por conta da crise sanitária.

Confinamento rigoroso

Um confinamento muito mais rigoroso está agora em vigor para cinco milhões de habitantes de Melbourne, que vive uma segunda onda de contágios que certamente prejudicará ainda mais o rendimento económico do país no trimestre em curso. As fronteiras internacionais do país continuam fechadas. Desde o início da pandemia, a Austrália registou 26.000 casos e 663 óbitos por Covid-19.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.