Autarca de Leiria insiste num aeroporto civil na Base Aérea de Monte Real

Data:

O presidente do município de Leiria, Gonçalo Lopes, voltou  a defender a Base Aérea de Monte Real para instalar uma infraestrutura aeroportuária que sirva a região Centro, por ser o local mais próximo do Santuário de Fátima.

“Os aeroportos não podem ser uma questão de paróquia”, disse o autarca socialista, que intervinha na conferência do partido que decorreu em Coimbra, no final do painel em que foi orador o ministro do Planeamento, Nelson Souza.
Para Gonçalo Lopes, “aquilo que é a preocupação da região é que seja utilizada uma infraestrutura existente, que seja barata, e que seja, sobretudo, preparada em articulação com o ministério da Defesa e próxima, muito próxima daquilo que é o principal polo atrativo turístico da região centro, que é Fátima”.
O autarca disse que Monte Real é o local mais próximo de Fátima e sublinhou que “enquanto a região centro esteve unida neste processo, a solução de Monte Real tornou-se mais forte”.
“Se não tivermos essa capacidade de união vamos ter mais dificuldade em afirmar este investimento tão importante para a região Centro”, advertiu o presidente do município de Leiria.
Durante a manhã, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, defendeu a construção de um aeroporto na região Centro, realçando que o município pretende cooperar com o Governo na realização desse objetivo.
“Estamos prontos para cooperar com o Governo na construção de um aeroporto que sirva o desenvolvimento da região e do país”, disse Manuel Machado, ao intervir na abertura da conferência de dirigentes nacionais e locais do PS, que decorre no Convento São Francisco.
Frisando que importa “ultrapassar equívocos, tabus e preconceitos”, o também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) lembrou que a região Centro “é a única do país que não dispõe de uma infraestrutura para a aviação comercial”.
Na sua opinião, a região “está disponível para dar esse contributo ao país, ajudando no lançamento de uma estrutura aeroportuária que rompa com o efeito tenaz bipolarizador das áreas metropolitanas sobrelotadas”.
“Se a abertura à aviação civil [da Base Área] de Monte Real, almejada há mais de meio século, não é possível e já não serve. Se outras localizações estudadas mais a sul são demasiado problemáticas ambientalmente, onerosas financeiramente e excêntricas geograficamente, aqui – não no meu quintal – estamos prontos para cooperar com o Governo na construção de um aeroporto”, acentuou Manuel Machado.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.