A época balnear foi alargada até 13 de setembro na região Norte, abrangendo, assim, as praias de Viana do Castelo, que contam com mais quinze dias de vigilância permanente. A decisão da Agência Portuguesa do Ambiente surgiu na sequência dos resultados positivos verificados no cumprimento das regras de acesso, ocupação e utilização das praias no contexto da pandemia de Covid-19.
A vigilância, assistência e socorro balnear está a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, que garante um corpo de 38 nadadores salvadores que opera em conjunto com a Autoridade Marítima, através de 4 viaturas de apoio de assistência à emergência.
Recorde-se que, na presente época balnear, o Município de Viana do Castelo ostenta 8 bandeiras azuis nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva. O processo de avaliação, em contexto de pandemia, envolveu a garantia de situações de detalhe, nomeadamente a existência de salas de isolamento COVID-19 em todas as praias, a sinalética de circulação nos 8 km de rede de passadiços, a limpeza permanente dos sanitários e a regulamentação especial do funcionamento dos concessionários.
A costa de Viana do Castelo, com mais de 40 recantos de areia e outras rochas brandas, distribui-se por mais de 24 km. Dotada de 10 troços com qualidade para a prática balnear, as praias de Viana do Castelo são santuários onde a Natureza e a Cultura estão bem conservadas.
Inseridas na Zona Especial de Conservação do Litoral Norte e onde estão classificados 5 dos 13 monumentos naturais de Viana do Castelo, as dez praias têm águas de excelente qualidade e temperatura amena, e são servidas por uma rede de passadiços.
Fruto da crise sanitária global provocada pela COVID-19, a Câmara Municipal de Viana do Castelo reforçou os cuidados e a atenção sobre o desenvolvimento da época balnear, tendo sido criados circuitos nos passadiços, protocolada a criação da figura do Assistente de Praia com o Corpo Nacional de Escutas e implementado um sistema que permite a monitorização do estado de repleção dos recipientes de resíduos, e a avaliação da qualidade do serviço dos balneários. Esta rede é de utilização gratuita, assegurando-se a limpeza e higienização, em regime permanente, em todas as praias do concelho de Viana do Castelo.
Foi também desenvolvida a webapp praias.cm-viana-castelo.pt, lançada em junho passado, que disponibiliza informação fundamental, como os pontos de sinistralidade balnear, a lotação da praia e do respetivo parque de estacionamento, os sentidos de circulação nos passadiços, entre outras informações importantes, como os contactos de emergência.
Viana do Castelo, 31 de agosto de 2020
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Relacionadas
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem uma comitiva de investidores do Irão, Gana, Argélia e Marrocos que se encontra a visitar o Alto Minho no âmbito do projeto Export Improving Minho. No encontro, o autarca teve a possibilidade de apresentar as potencialidades da região, enquadrando os incentivos criados pelo Município para atração de empresas e de investidores, bem como as infraestruturas de…
Foi assinado o auto de doação do quadro a óleo sobre tela “Havemos de ir a Viana” ao Município de Viana do Castelo. O auto de doação foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pela artista Mariana Homem de Mello, num momento que contou também com a presença a Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro.
A atividade empresarial no concelho de Viana do Castelo representa atualmente um volume de negócios de 2,8 mil milhões de euros (INE, 2017), correspondendo a 48% do total do Alto Minho. No período entre 2013 e 2017, foi registado um crescimento da atividade de 13%. Para este exponencial crescimento, os clusters de maior relevância, assegurando 80% do valor total, correspondem a Papel, Construção/Imobiliário, Eólico, Comércio, Componentes Automóvel, Metalomecânica/Metalúrgica e Bens…
Em Viana do Castelo, um total de 8.878 famílias já aderiram ao projeto Viana Abraça e receberam um balde doméstico para promover a compostagem de resíduos orgânicos. Recorde-se que a Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), tem em curso o projeto que promove a compostagem e a separação de resíduos orgânicos.