Transmissão de Covid-19 no Porto Santo está “controlada” – Miguel Albuquerque

Data:

O presidente do Governo da Madeira assegurou hoje que a situação do caso positivo de Covid-19 detetado numa visitante que esteve de férias no Porto Santo “está controlada” e “não existe nenhuma cadeia de transmissão” naquela ilha.
“Quero chamar a atenção, porque penso que surgiu algum alarmismo no Porto Santo, e aproveito para esclarecer que a situação de monitorização e controlo está concretizada”, declarou Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou à obra de repavimentação da Estrada da Corrida, na freguesia do Jardim da Serra.
O governante social-democrata madeirense falava sobre a situação das 14 pessoas que estão de quarentena depois de terem estado em contacto com uma visitante, proveniente do continente, da região de Lisboa e Vale do Tejo, e passou alguns dias no Porto Santo, que revelou estar infetada depois de ter regressado à origem.
“Quero acalmar as pessoas: a situação está controlada, é uma situação que pode surgir porque o período de incubação do vírus é de 12 a 14 dias”, declarou, garantindo que “não existe nenhuma cadeia de transmissão local neste momento” e que “todos os casos detetados até agora são importados”.
Miguel Albuquerque explicou que a mulher “entrou no dia 05 de agosto” na Madeira, tendo apresentado um teste negativo para a covid-19 aquando do desembarque nesta ilha.
O governante insular mencionou que, no dia 07 de agosto, a cidadã foi de barco para o Porto Santo, onde “esteve alguns dias”, hospedada num alojamento privado.
“A 17 de agosto [12 dias depois] teve sintomas [febre e dores no corpo] e, quando regressou a Lisboa, foi detetado que estava infetada”, referiu.
“Neste momento, as principais pessoas, 14 [com quem contactou na ilha], os serviços regionais de saúde no Porto Santo já testaram a maioria, estão com testes negativos”, afirmou o presidente do executivo insular, complementando que “estão a ser seguidas e algumas estão com medidas profiláticas de isolamento”.
Destas pessoas que estão em quarentena, três encontram-se no continente e 11 no Porto Santo.
Miguel Albuquerque reforçou que “não há até agora e não vai haver cadeia local de transmissão” no Porto Santo.
O boletim epidemiológico divulgado na terça-feira pelo Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) indica que a Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas e assinalou 11 recuperados, reduzindo o número de infeções ativas para 24, num total cumulativo de 142 casos positivos identificados desde março.
Os três doentes que estavam hospitalizados, um deles nos cuidados intensivos, tiveram também alta na terça-feira.
Em Portugal, morreram 1.805 pessoas das 55.912 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 813 mil mortos e infetou mais de 23,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.