Incêndio de Oleiros em julho queimou 2.900 hectares de pinheiro bravo

Data:

O incêndio que eclodiu em Oleiros, Castelo Branco, no final de julho, destruiu mais de seis mil hectares de floresta, 2.900 dos quais de pinheiro bravo, revelam dados do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Segundo o relatório do incêndio, disponível na página de internet do ICNF e a que a agência Lusa teve hoje acesso, o alerta para as chamas que eclodiram em Sardeiras de Baixo foi dado por um posto de vigia às 15:31 do dia 25 de julho e o fogo entrou em resolução dois dias mais tarde, já depois de se ter estendido a Proença-a-Nova e Sertã, sendo dado como extinto na manhã de 29 de julho.

O documento assinala terem sido destruídos cerca de 2.900 hectares de pinheiro bravo, quase metade da área total ardida, superior a seis mil hectares. Cerca de 25% da mancha florestal de pinheiro bravo ardida situa-se em terrenos públicos.

Já a área ardida de eucalipto no mesmo incêndio aproxima-se dos 1.500 hectares, 110 dos quais em terrenos do Estado, enquanto a área de mato e terrenos incultos que foram pasto de chamas ultrapassou os 1.370 hectares.

No mesmo incêndio, um dos maiores do ano, o ICNF registou ainda, entre outros dados, a devastação pelo fogo de mais de 220 hectares de áreas agrícolas, pouco mais de cinco hectares de sobreiros e 1,4 hectares de terrenos localizados em espaço urbano.

Outro incêndio de grande dimensão na região Centro, este no início de agosto, em Bogas de Baixo, concelho do Fundão, também no distrito de Castelo Branco, queimou cerca de 600 hectares de pinheiro bravo e 130 de eucalipto.

As chamas, cujo alerta surgiu igualmente a partir de um posto de vigia, eclodiram na tarde do dia 06 e foram declaradas extintas mais de 48 horas depois, na noite do dia 08.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.