Cinema ambiental português em destaque na 26.ª edição do CineEco

Data:

A 26.ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vai decorrer em Seia, de 10 a 17 de outubro, com os filmes em língua portuguesa a representarem metade das obras em competição.

Em competição, vão estar 78 filmes de ficção e documentários, de mais de 25 países, anunciou a organização do festival, em nota de imprensa.

“Em tempo de pandemia, a 26.ª edição do CineEco traz um novo olhar sobre a premente consciencialização e urgência no debate sobre os temas ambientais”, referiu a organização.

Na competição internacional de longas-metragens, volta a ser abordado o tema dos fogos florestais, com filmes do espanhol Oliver Laxe e da alemã Kathrin Reichwald.

Um filme sobre uma campanha científica para preservar a Antártida, uma reflexão sobre o vegetarianismo, a história de comunidades indígenas ou a vivência pessoal de uma realizadora francesa que troca a Europa por Minas Gerais, no Brasil, são outras das propostas do CineEco na competição internacional de longas.

Já a competição de curtas conta com 34 obras a concurso, “destacando-se o aumento do número de obras portuguesas, em relação às edições anteriores”, salientou o festival.

Devido ao contexto de pandemia de covid-19, o acesso do público a espaços fechados será limitado, estando a lotação das salas diminuída para metade da sua capacidade total.

“Dadas as circunstâncias, não está prevista a presença de alunos do 1.º ciclo e jardim-de-infância, que habitualmente se deslocavam ao CineEco. Haverá, também, uma diminuição do número de convidados, como realizadores, elementos do júri da juventude, padrinhos, entre outros”, acrescentou.

Para chegar a mais pessoas, a organização do festival pretende “reforçar o conjunto de extensões ao longo do ano”.

O programa vai ainda contar com um concerto, na abertura do festival, e duas exposições de fotografia e cinema, entre outras atividades paralelas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.