Cantanhede inaugura Rota da Vinha com 14 quilómetros

Data:

A Rota da Vinha de Cantanhede, com um trajeto de 14 quilómetros repartido por duas freguesias, vai ser inaugurada no domingo, anunciou a Câmara Municipal.

A iniciativa começa no largo do Terreiro, em Cordinhã, às 17:00, com uma cerimónia inaugural, seguida de “uma pequena caminhada de participação livre”, de cerca de três quilómetros, até ao largo do Olival, em Ourentã.

“O percurso permite vivenciar ao longo do ano as diversas fases” da atividade vitivinícola, “desde a poda e a empa (colocação de estacas para suportar a planta), que se realizam no inverno, passando pela floração das videiras, que ocorre na primavera, e pela chamada ‘poda verde’, que se concretiza no verão, concluindo-se no outono com a tão desejada e ansiada vindima”, refere a Câmara de Cantanhede em comunicado.

Segundo a autarquia, no distrito de Coimbra, presidida pela social-democrata Helena Teodósio, a Rota da Vinha resulta de uma parceria do município com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e as juntas de freguesia de Cordinhã e Ourentã.

A concluir o programa, os participantes poderão ainda “usufruir de apresentações vínicas e gastronómicas, de forma a assinalar a abertura oficial de um itinerário concebido para fomentar a descoberta das vinhas da Região Demarcada da Bairrada, um património tão importante” para as duas freguesias, bem como “os seus importantes recursos naturais e biodiversidade”, de acordo com a nota.

O projeto foi desenvolvido pela Câmara Municipal “no âmbito de uma ação de estruturação de um produto turístico”, promovida pela CIM, com vista à “valorização dos corredores de património natural” da Região de Coimbra, tendo neste caso como referência a vinha e o vinho.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.