Alijó inaugura laboratório FabLab para apoiar empreendedorismo e inovação

Data:

O município de Alijó inaugura na sexta-feira um laboratório de fabricação digital e prototipagem (FabLab) que visa apoiar a criatividade, inovação e o empreendedorismo, e está de portas abertas à comunidade, anunciou a autarquia.

O equipamento, que já foi usado para a produção de viseiras de proteção para ajudar no combate à covid-19, foi criado no âmbito do Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua (PEVTUA) e é o primeiro a ser instalado no distrito de Vila Real.

A autarquia explicou, em comunicado, que o FabLab pretende “potenciar a capacitação tecnológica e empreendedora do concelho de Alijó e de todo o território do vale do Tua, tendo como objetivo fomentar a inovação e a criatividade”.

“Trata-se de um espaço aberto a toda a comunidade, desde alunos a empresários, onde se pode fazer quase tudo, em diversas escalas de tamanho e em diferentes materiais”, salientou.

O FabLab (Fabrication Laboratory) está equipado com máquinas de utilização acessível que permitem a impressão de objetos tridimensionais, o corte computadorizado de materiais, a realização de moldes e a execução de trabalhos de eletrónica.

Durante o confinamento provocado pela pandemia o FabLab Tua Alijó antecipou o início da sua atividade e produziu milhares de viseiras de proteção, com recurso a impressoras 3D.

As viseiras foram distribuídas pelos profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, que estão na primeira linha de combate à covid-19, dos municípios do vale do Tua.

Este é o primeiro de dois polos do FabLab Tua a ser inaugurado e representa um investimento de cerca de 350 mil euros, comparticipados por fundos comunitários através do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020).

O segundo FabLab irá abrir em Vila Flor, distrito de Bragança.

A cerimónia de inauguração na sexta-feira, em Alijó, conta com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.