Azeite Quinta do Portal vence concurso de Trás-os-Montes e Alto Douro

Data:

O azeite da Quinta do Portal recebeu uma medalha de ouro no II Concurso de Azeite Virgem de Trás-os-Montes e Alto Douro, na categoria de ‘Frutado Maduro’. Estiveram em prova 66 azeites, que se submeteram a um júri em diferentes categorias.
O ‘Quinta do Portal Azeite Extra Virgem Premium’ “é complexo, medianamente frutado de azeitonas maduras, com notas marcadas de folha de oliveira, erva fresca e frutos secos. É ainda levemente picante e amargo, tendo um final persistente em boca”, apresenta o produtor. O ‘Quinta do Portal Azeite Virgem Extra’ é obtido a partir das variedades Madural (40%), Cordovil (30%), Verdeal (20%) e Cobrançosa (10%). Para a produção de um litro de azeite, são necessários 8,8 quilos de azeitona.
“O resultado final deste azeite de eleição espelha aquilo que é a filosofia que a Quinta do Portal aplica nos seus processos de produção, da viticultura à olivicultura: o máximo respeito pelo fruto e pelo seu potencial, tirando o máximo partido do melhor de cada parcela”, refere ainda.
A aposta na área da olivicultura por parte da Quinta do Portal iniciou-se em 2017, com duas novas plantações de olival, uma em bordadura na Quinta do Confradeiro e uma outra em sistema contínuo. Estas novas plantações juntam-se, assim, a um outro olival que já estava em produção.
O azeite da Quinta do Portal foi também eleito no ano passado o melhor azeite no concurso I Brazil IOOC – International Olive Oil Competition, que se realizou em São Paulo, Brasil. Ao todo foram mais de 90 azeites que estiveram em avaliação, provenientes de países como Espanha, Itália, Argentina ou Líbano.
A Quinta do Portal é uma empresa que se dedica desde 1990 à produção de vinhos generosos e de mesa de elevada qualidade. Situada em Sabrosa, porta de entrada para a paisagem do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade, a Quinta do Portal desenvolveu uma política de internacionalização com participação regular nos maiores certames da especialidade, onde a qualidade dos seus vinhos e adega têm sido premiadas.
O enoturismo é outra das apostas da quinta, com a afamada unidade hoteleira da Casa das Pipas e a já célebre adega gizada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, a constituírem pólos de atracção na paisagem do Douro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.