Rota do Milho regressa no fim-de-semana à aldeia vizeense de Várzea de Calde

Data:

A Rota do Milho regressa neste fim-de-semana à aldeia de Várzea de Calde, no concelho de Viseu, proporcionando visitas, representações e experimentações que contam com a participação ativa da comunidade da aldeia.
“Não perca esta aventura pelo mundo rural e a oportunidade de observar e experienciar as tradições relacionadas com o ciclo do milho”, convida o Museu Municipal do Linho de Várzea de Calde numa publicação na rede social Facebook.
Esta nova experiência de turismo cultural, que arranca após um teste realizado em julho, associa a história dos antigos trabalhos rurais ligados ao milho, o património local de eiras, canastros e moinhos de água, e os recursos naturais da ribeira da Várzea, ao longo de três quilómetros.
Nesta segunda edição, o percurso vai realizar-se duas vezes por dia no fim-de-semana, as 9h30 e às 15h. Inicia-se com uma visita ao Museu Municipal do Linho de Várzea de Calde. Conclui-se com uma demonstração da produção e cozedura de bolas de carne e sardinha à moda antiga, com degustação e convívio.
Pelo meio, entre outras atividades, os participantes vão visitar um campo de milho em Campo Marinho, com observação e realização do ato de escanar o milho, ou ainda visitar o Moinho da Borralheira de Cima, com representação do ato de moagem do milho. Cada percurso terá uma duração de cerca de três horas.
A participação custa 3,50 euros por pessoa e as inscrições podem ser feitas através do endereço eletrónico museu.varzea@cmviseu.pt ou pelo número de telefone 232911004.
Os organizadores recomendam levar água e usar um boné ou chapéu, calçado confortável, vestuário adequado e protetor solar.
É obrigatório o uso de máscara em espaços interiores e fechados assim como a atenção ao distanciamento social recomendado.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.