Requalificação da Portaria Filipina do Convento de Cristo vai “finalmente” avançar

Data:

A empreitada para a requalificação da Portaria Filipina do Convento de Cristo, em Tomar (Santarém), foi adjudicada e vai avançar para “finalmente” dotar este monumento Património da Humanidade de um “acesso condigno”, disse a sua diretora.

Andreia Galvão, diretora do Convento de Cristo, disse que este era “um dos nós górdios do monumento”, sendo que a intervenção, com um valor previsto de cerca de 278 mil euros e com um prazo de execução de 180 dias, vai permitir ter “finalmente uma entrada e saída com dignidade”.

A empreitada, publicada no portal do Governo para os contratos públicos, prevê a requalificação da Portaria Filipina e dos espaços conexos, bem como a melhoria das instalações elétricas.

Segundo a diretora do monumento, com esta intervenção, passará a haver condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

A saída do monumento passará a ser feita pela loja que será criada junto ao claustro da hospedaria e que será dotada de um pequeno auditório, onde poderão realizar-se pequenos eventos e exposições.

Para breve, está prevista a criação, nesta zona, de sanitários mais amplos e com acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Em projeto está ainda a criação de uma outra entrada, do lado do terreiro, que implicará a criação de uma estrutura metálica com vidro, que permitirá o acesso à zona do Paço do Infante, junto ao claustro da lavagem, criando um novo percurso de visitação.

Andreia Galvão disse acreditar que também a intervenção de limpeza e conservação da fachada manuelina (onde se encontra a Janela do Capítulo), numa empreitada que inclui os vitrais, deverá avançar em breve.

“Está tudo preparado, à espera de avançar”, afirmou, adiantando que esta é uma obra “considerável”, sobretudo devido à parte escultórica, e que deverá contar com fundos comunitários.

O património classificado engloba o Convento de Cristo, monumento renascentista, o Castelo Templário, fundado em 1160 (que compreendia a vila murada, o terreiro e a casa militar situada entre a casa do Mestre, a Alcáçova, e o oratório dos cavaleiros, em rotunda, a Charola, concluída em 1190), a cerca conventual, atual Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o aqueduto conventual, conhecido por Aqueduto dos Pegões.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.