Câmara de Idanha-a-Nova espera apresentação do IC31 na cimeira luso-espanhola

Data:

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, afirmou hoje que espera que o IC31 seja apresentado na cimeira luso-espanhola como um dos projetos para melhorar as ligações transfronteiriças.

“Trata-se de uma infraestrutura rodoviária da maior importância e a sua concretização irá afirmar as Termas de Monfortinho como a grande porta de entrada do Centro de Portugal, para turistas e mercadorias”, explica o presidente deste município do distrito de Castelo Branco.

O IC31 é um itinerário complementar planeado para ligar a autoestrada A23 à fronteira espanhola através das Termas de Monfortinho e chegou a ser classificado pelo Governo de José Sócrates como uma obra prioritária. Foi considerado no Plano Regional de Ordenamento do Território como uma via estratégica para a região Centro do país.

“O projeto do IC31 é estruturante para a região Centro de Portugal e para o país no seu todo. É um investimento que irá gerar desenvolvimento económico e social, aproximar Portugal da Europa, aumentar a competitividade territorial e reforçar a coesão interna do nosso país”, sustenta o autarca.

A Câmara de Idanha-a-Nova congratula-se por a via IC31 – Castelo Branco/Termas de Monfortinho, que ligará a A23 a Espanha, constar entre as obras previstas no Plano Nacional de Investimentos 2030.

“Na próxima cimeira luso-espanhola, que deverá realizar-se na Guarda, entre o final de setembro e início de outubro, espera-se que o IC31 seja apresentado como um dos projetos que vão melhorar as ligações transfronteiriças, que têm previsto um investimento de cerca de 80 milhões de euros e um prazo de construção entre 2024 e 2030”, lê-se na nota.

Armindo jacinto saúda o facto de o IC31 estar entre os investimentos estratégicos que Portugal decidiu lançar esta década, “num compromisso que não deve ficar condicionado às alterações de ciclo político”.

O município de Idanha-a-Nova compromete-se a acompanhar a evolução da implementação do plano rodoviário nacional e sublinha que, em articulação com o Programa de Coesão Territorial, este plano define o IC31 nos investimentos públicos necessários para fomentar a economia e aumentar a coesão territorial e a dinamização da mobilidade nas regiões do interior.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.