O Porto de Aveiro vai iniciar a 01 de setembro o “Estudo da Melhoria das Acessibilidades Marítimas”, que pretende “avaliar medidas e obras que possibilitem a melhoria das acessibilidades marítimas”, informa a administração.
O objetivo é perceber as medidas a tomar para permitir ao Porto de Aveiro receber “navios com maiores dimensões, em melhores condições de segurança e em qualquer condição de maré”, refere ainda a administração daquela estrutura portugária.
Nos últimos anos o Porto de Aveiro tem beneficiado de melhorias na acessibilidade marítima, nomeadamente o prolongamento do molhe norte na embocadura da Barra.
Apesar de possuir uma extensa área de terraplenos , o Porto de Aveiro tem nas limitações da sua barra um problema crónico.
Aberta artificialmente no início do século XIX, a barra de Aveiro é de fundos arenosos e ao longo de décadas tem enfrentado problemas graves de assoreamento, exigindo a sua dragagem regular.
O estudo que vai ter início em setembro, com a participação da Universidade de Aveiro e realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, visa encontrar uma solução para franquear a entrada no Porto Aveiro a navios de maior calado, por um lado, e por outro preservar o equilíbrio ambiental necessário.
COm um prazo de execução de nove meses, o estudo foi adjudicado ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e terá a colaboração da Universidade de Aveiro.
Porto de Aveiro realiza estudo para vir a receber navios maiores
