Município elabora “Carta da Paisagem da Guarda”

Data:

A Câmara Municipal da Guarda está a elaborar a “Carta da Paisagem” do concelho, que será constituída pelos bens culturais imateriais presentes no território e terá como objetivo reforçar a oferta cultural e turística.

Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, o município iniciou o processo de elaboração da “Carta da Paisagem da Guarda”, coordenado pelo antropólogo Paulo Lima, “reconhecendo a riqueza e singularidade do potencial histórico, cultural e natural do concelho e do sentido de pertença da sua população”.

O projeto consiste na realização de um trabalho de recolha no terreno “de caracterização dos bens culturais imateriais” das 43 freguesias do concelho.

A “Carta da Paisagem da Guarda” será “um catálogo dos bens culturais imateriais presentes no concelho da Guarda, devidamente suportado por consulta de bibliografia, arquivo e trabalho de terreno, tendo em vista a sua valorização e reinterpretação, com o objetivo do reforço da oferta cultural e turística e a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (InNacPCI)”, indicou Carlos Chaves Monteiro.

O projeto que permitirá recuperar o património identitário do concelho da Guarda terá o foco no cobertor de papa (uma peça de lã de fio grosso, produzida a partir de lã churra de ovelha) e na cestaria de Gonçalo, mas também inclui o levantamento “de todas as tradições” e de “todo o conhecimento histórico” das 43 freguesias do concelho.

O antropólogo Paulo Lima, responsável pela elaboração da “Carta da Paisagem da Guarda”, vai desenvolver “um trabalho relevante com uma importância determinante que permitirá revisitar os lugares e partilhar experiências que nos reportam a um passado que ainda hoje faz parte das vivências locais”, segundo o autarca.

Paulo Lima foi responsável pelas candidaturas do Fado e do Cante Alentejano, entre outras, a Património da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A elaboração da “Carta da Paisagem da Guarda” tem o prazo de execução de cerca de um ano e envolve um investimento de cerca de 24 mil euros (mais IVA), de acordo com o presidente do município.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.