Guarda apoia alunos do 1.º ciclo com 75 mil euros em livros e material escolar

Data:

A Câmara Municipal da Guarda vai atribuir apoios económicos no valor de cerca de 75 mil euros aos alunos que vão frequentar o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) público e particular no concelho.

A autarquia presidida por Carlos Chaves Monteiro refere em comunicado que com o apoio económico atribuído a todos os alunos 1.º CEB “continua a investir em medidas de promoção do acesso à igualdade de oportunidades e de promoção do sucesso escolar”.

“Estes apoios materializam-se na oferta dos livros suplementares de fichas a todos os alunos do 1º ciclo e apoio monetário para a aquisição de material escolar, no valor de 60 euros, aos alunos posicionados no escalão A e B da Ação Social Escolar”, explica o município da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, o investimento que rondará os 75 mil euros é uma das formas de a autarquia “promover a igualdade no acesso ao ensino e minimizar os encargos financeiros das famílias com a Educação, tendo também em conta os tempos difíceis e incertos que estas estão a atravessar”.

Para além destes apoios, a Câmara Municipal da Guarda disponibiliza ainda a todas as crianças que frequentam a rede pública de Ensino Pré-Escolar e do 1.º CEB uma Rede de Componentes de Apoio à Família que acolhe as crianças em horários não letivos, de manhã e de tarde, e assegura o fornecimento da refeição (almoço).

No ano letivo de 2020/2021, o município continuará a garantir o transporte escolar dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário, “sempre e quando a distância da residência ao estabelecimento de ensino frequentado for superior a três quilómetros, dependendo se o mesmo está ou não equipado com cantina/refeitório”.

É também assegurado o transporte em circuitos especiais a alunos com necessidade de transporte adaptado, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam.

A autarquia salienta na nota que “continua empenhada em valorizar e dar prioridade a políticas educativas e sociais, reforçando todo o apoio para que os jovens do concelho da Guarda possam ter acesso a uma educação com sucesso, colaborando desta forma na construção de um território educativo de qualidade”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.