Duas casas portuguesas estão entre as eleitas do ‘Iconic Houses’, um dos mais relevantes sites mundiais sobre arquitetura do século passado, que criou um mapa interativo com aquelas que considera serem as casas mais icónicas do século XX.
A Casa de Serralves, no Porto, e a Casa das Marinhas-Casa Museu Viana de Lima, em Esposende, estão visíveis no mapa interativo que divulga a informações sobre cada uma das casas, fotografias e algumas curiosidades.
Sobre a Casa de Serralves – importante exemplar de arquitetura Art Déco, com assinaturas do arquiteto francês Charles Siclis e do português Marques da Silva – a ‘Iconic Houses’ afirma que quem a visita tem a oportunidade de recuar no tempo e entrar num exemplar único de arquitetura art déco, que marcou a década de 30 do século passado.
O seu grande rigor decorativo e os materiais de uma nobreza assinalável são destacados, assim como o facto de a Casa de Serralves ter benficiado das intervenções de algumas das figuras mais relevantes do seu tempo como Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Emile Ruhlmann, René Lalique, Edgar Brandt e, posteriormente, na sua recuperação na década de 80, Álvaro Siza.
Também a envolvência do parque, com a intervenção nos jardins de Jacques Greber, é destacada.
Um ‘solar dos tempos modernos’
Em relação à Casa das Marinhas, construída em 1954, a ‘Iconic Houses’ refere que foi desenhada e construída pelo arquiteto Viana de Lima, para ser a sua residência.
Viana de Lima foi aluno de Marques da Silva, um dos criadores da Casa de Serralves, e produziu alguns dos ícones da história da arquitetura portuguesa , sendo considerado um dos principais responsáveis pela implementação do Movimento Moderno da arquitetura em Portugal.
“A Casa das Marinhas é o que Viana de Lima designou como ‘o solar dos tempos modernos’. Expressa o equilíbrio, sempre presente nas suas criações, entre o conceito de modernidade e as construções de carater tradicionalista”, refere o site, que destaca ainda o jardim com um seu conceito moderno, conectando o visitante com o exterior e a paisagem ao ar livre.
Adquirido pela autarquia de Esposende em 2010, o imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público desde 2012. Está aberta a visitas, como Casa Museu Viana de Lima, mediante marcação prévia.
![]() | ![]() |
A organização ‘Iconic Houses’ é uma rede internacional que reúne casas e estúdios de artistas, arquitetonicamente relevantes do século xx, em todo o mundo.
Todos os imóveis de referencias da arquitetura residencial do século XX divulgados naquele site de arquitetura têm a particularidade de estarem abertos e acessíveis a visitas do público, seja como instituições museológicas ou como alojamentos.
A plataforma ‘Iconic Houses’ também se dedica aos temas da conservação e gestão destes edifícios e da cooperação entre as entidades gestoras dos mesmos.