Cantanhede quer explicações sobre abate de pinheiros saudáveis

Data:

O município de Cantanhede, no distrito de Coimbra, pediu explicações ao Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) sobre o abate de pinheiros saudáveis na Tocha, junto ao parque de merendas das Berlengas.
A autarquia liderada por Helena Teodósio (PSD) disse, em comunicado, que foi surpreendida na tarde de quarta-feira com o abate das árvores, lamentando que o ICNF “há mais de dois anos” ainda não tenha respondido a um pedido de autorização “para fazer a limpeza dos pinheiros queimados no incêndio de 2017”.
A Câmara de Cantanhede adianta que, no início de julho, enviou para aquele organismo um alerta para situações graves ao longo da ciclovia de acesso à Praia da Tocha, “onde existem pinheiros secos que, diariamente, vão caindo para os locais onde passam pessoas, colocando em risco a segurança de todos os utilizadores”.
“É lamentável o que se passou, porque não fomos avisados previamente e os nossos serviços têm andado a monitorizar a zona por causa da queda de pinheiros”, considera a presidente do município, Helena Teodósio.
Segundo a autarca, o ICNF “devia ter tomado a decisão de fazer uma limpeza aos pinheiros que apresentam perigo para as pessoas e não estes que estavam saudáveis”.
O município não entende a ausência de respostas e exige uma explicação dos responsáveis do ICNF, referindo que vai “até às últimas consequências para obter uma resposta séria e credível, porque o que fizeram é um sinal de desleixo, incompetência e um autêntico ataque ambiental”.
“Queremos uma resposta clara a esta situação, até porque a Câmara e a Junta de Freguesia, ao contrário do que fazem circular, não tiveram responsabilidades neste assunto e é exigido que a instituição venha esclarecer este atentado ambiental, ainda para mais em plena época balnear e quando o parque de merendas até estava a ser utilizado por muitas pessoas”, salientou a autarca.
A agência Lusa contactou a Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, mas não conseguiu obter uma explicação sobre a situação.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.