As comemorações dos 800 anos do Santuário de Nossa Senhora da Peneda começaram a 05 de agosto, já que o culto a Nossa Senhora da Peneda remonta a 5 de agosto de 1220, data em, reza a lenda, Nossa Senhora terá aparecido a uma pastorinha e pediu que “fosse construída uma ermida em sua honra”.
Com o objetivo de instalar um núcleo de visitação histórica, que represente os 800 anos do culto, a Câmara Municipal apoiou com 20 mil euros, o restauro de uma ala do Santuário, “para aí conter um espaço expositivo, que permite aos visitantes viajarem no tempo e ficarem a conhecer os principais acontecimentos nestes 800 anos de existência, e a construção da Porta Jubilar”, explica uma nota da autarquia de Arcos de Valdevez.
A 5 de agosto foi aberta a porta jubilar do Santuário, pelo bispo de Viana do Castelo, oferecendo aos fiéis a oportunidade de visitar uma exposição cronológica do templo, desde 1220 até 2020.
Estão também previstas iniciativas de âmbito cultural, no contexto dos 800 anos de culto a Nossa Senhora da Peneda, por parte do Comissariado para a Confraria e do Município de Arcos de Valdevez.
O Município vai inaugurar um espaço informativo e interativo com a finalidade de promover o concelho, e em simultâneo prestar apoio aos visitantes.
O santuário, tal como se vê agora, foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX. A igreja foi terminada em 1875. Diante da igreja está o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.
No largo em frente situam-se os antigos dormitórios para os peregrinos, hoje transformados num hotel. O santuário inclui uma alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo.
Está integrado na área do Parque Nacional de Peneda-Gerês e situa-se a cerca 150 quilómetros do Porto e a 51 quilómetros de Arcos de Valdevez (via Mezio, entrada do referido Parque).