Lousada inicia estudo sobre “vinha do enforcado”, técnica agrícola rara no país

Data:

Lousada anunciou hoje que já foi iniciado um estudo sobre a “vinha do enforcado”, um sistema de produção agrícola “muito raro” e com “elevado valor cultural” naquele concelho do distrito do Porto, anunciou hoje a autarquia.

Segundo a câmara municipal, os “bardos”, como são conhecidos localmente, têm origem ancestral em Itália, mas são raros no nosso país.

“A vinha do enforcado possibilita a formação de um sistema agroflorestal em que espécies arbóreas de grande porte, as chamadas uveiras, são usadas como suporte para as videiras”, explica o município, acrescentando: “este sistema de condução da vinha possibilita a exploração do espaço vertical em campos agrícolas pequenos, servindo também como delimitação das propriedades e parcelas”.

Este estudo foi um dos projetos vencedores do “Fundo Lousada Sustentável”, em 2019.

As equipas técnicas no terreno pretendem “caracterizar detalhadamente toda a vinha do enforcado existente no concelho, quanto ao porte, ao número de uveiras, à biodiversidade associada e também através da recolha das tradições orais e agrícolas”.

Os trabalhos prévios, assinala hoje a edilidade, indicam a presença de mais de 50 quilómetros de extensão deste tipo de vinha em Lousada, resultados “claramente encorajadores” para a “valorização e promoção deste sistema agroflorestal tão peculiar”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.