Populares vão protestar junto a ETAR que dizem estar a poluir o rio Vizela

Data:

Um grupo de adeptos do Futebol Clube de Vizela informou hoje que vai organizar, no sábado, uma manifestação junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Serzedo, no concelho de Guimarães, sobre a poluição do rio Vizela.

Segundo um comunicado, a atividade, marcada para as 10:00, é organizada por aquele “grupo organizado de adeptos”, designado “Força Azul 1982”, mas constituirá “uma manifestação de todos os que se identificarem com a situação”.

“É sabido que o rio Vizela é, nesta altura, um dos rios mais poluídos de toda a Europa, algo que tem sido noticiado com frequência a nível nacional. As responsabilidades são imputadas à ETAR de Serzedo, administrada pelas Águas de Portugal”, lê-se no documento.

Os organizadores do protesto consideram “surreal que uma empresa com princípios assentes na despoluição use e abuse deste estatuto para, não só poluir, como também para se demarcar das responsabilidades civis”.

A manifestação, referem ainda, será “pacífica e meramente de sensibilização, quanto a uma problemática que necessita urgentemente de uma resposta, sob pena de um colapso total do rio Vizela, que é património moral de todos os vizelenses”.

Na quarta-feira, dezenas de pessoas concentraram-se junto àquela estação de tratamento, também em protesto pelo funcionamento do equipamento que dizem estar a poluir o rio Vizela.

Acompanhados do presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado, os populares acenderam velas, que colocaram no chão, à entrada da ETAR, exibiram bandeiras do concelho e cartazes de protesto, nos quais se podiam ler as frases “Respeitem a Natureza” e “Poluir é Crime”.

Aos jornalistas, o presidente indicou que a ETAR de Serzedo, situada no concelho de Guimarães (distrito de Braga) e gerida pela empresa de capitais públicos Águas do Norte, é quem polui aquele afluente do rio Ave, uma situação que, contudo, tem sido desmentida pela entidade gestora, que alega não haver quaisquer anomalias no funcionamento do equipamento.

Contudo, o autarca reafirmou que as recentes análises mandadas realizar à água captada junto à ETAR indicam que apresenta valores de poluição acima do permitido pela legislação.

O autarca sinalizou que a solução passa pela construção de um emissário, cujo projeto foi conhecido esta semana, que ligue a ETAR de Serzedo à ETAR de Lordelo, também em Guimarães, obra que obriga a um investimento de cinco milhões de euros por parte do Governo.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.