O Serra da Estrela Riders Challenge vai realizar-se entre os dias 15 de agosto e 18 de outubro, e tem como objetivo colocar no radar dos amantes do ciclismo as subidas à Serra da Estrela. O evento é fruto da parceria entre o Turismo Centro de Portugal, os municípios de Manteigas e de Seia e a Ultra Spirit Sports.
Este ano, a pandemia da Covid-19 impede a realização de vários eventos de grande dimensão e de massas como o Granfondo Serra da Estrela, mas os ciclistas amadores podem enfrentar as subidas através da participação faseada num desafio baseado num conceito inovador.
“Esta apresentação inscreve-se em três variáveis diferentes. Em primeiro lugar, o que está em causa é colocar no radar dos amantes do ciclismo e do cicloturismo aquelas subidas épicas à serra da Estrela”, explicou à agência Lusa o presidente do Turismo do Centro.
Pedro Machado adiantou que os ciclistas amadores que queiram participar passam a ter uma plataforma ‘online’ que lhes permite terem toda a informação disponível para usufruírem das subidas à serra.
O conceito deste novo desafio de ciclismo de estrada passa por cumprir três etapas, correspondentes a três circuitos pelos municípios de Seia e de Manteigas.
O presidente da Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, realçou o enorme impacto que atividades como a prova de Granfondo da Serra da Estrela têm na região.
“O objetivo é melhorar a atratividade da serra num contexto muito próprio e que é penalizador para a hotelaria e a restauração. Por esta via pode ser alimentada pelos atletas participantes e familiares. É mais um complemento para solidificar o que era já uma atividade em crescendo”, sustentou.
O presidente da Câmara de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, explicou que haverá uma prova repartida por datas e etapas, com a participação faseada dos atletas.
O autarca realçou a importância do evento em, de alguma forma, fazer face à ausência do Granfondo Serra da Estrela, prova que anualmente junta cerca de 1.500 participantes nacionais e internacionais na região.
Esmeraldo Carvalhinho realçou ainda que estas atividades têm um suporte, quer em termos da oferta de alojamento, quer da restauração, que não existia há alguns anos.
O projeto Granfondo Serra da Estrela nasceu em 2014, numa parceria entre a Ultra Spirit Sports, o Turismo Centro de Portugal e os municípios de Manteigas e de Seia, com o objetivo de promover o território como destino de férias também no verão e enquanto destino de eleição para o ciclismo e cicloturismo.
Entre agosto e outubro o Riders Challenge convida ao ciclismo na Serra da Estrela
