Fundação Calouste Gulbenkian doa 12 ‘kits’ de impressão 3D a PALOP

Data:

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou que vai doar 12 ‘kits’ de impressão 3D a instituições de ensino superior, tecnologia ou de investigação dos PALOP, permitindo uma “disponibilização gratuita de consumíveis” na resposta à covid-19.

“Numa fase mais imediata, estes ‘kits’ vão permitir a disponibilização gratuita de consumíveis de saúde para apoiar a capacidade de resposta à covid-19 das instituições de saúde parceiras”, refere a fundação, num comunicado divulgado, acrescentando que “cada conjunto é composto por duas impressoras em 3D, consumíveis, formação à distância e uma linha de apoio ‘online’”.

Segundo a Fundação Calouste Gulbenkian, os apoios pretendem aproximar as instituições universitárias e científicas das instituições de saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), esperando, a médio-prazo, “reforçar as iniciativas de inovação social, permitindo a disponibilidade deste equipamento para fins de investigação, ensino e outras iniciativas piloto”.

Angola irá receber quatro destes conjuntos, sendo atribuídos dois a Luanda (Universidade Agostinho Neto e Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências), um a Benguela (Instituto Superior Politécnico da Universidade Katyavala Bwila) e a Moçâmedes (Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe).

Já Moçambique irá receber cinco conjuntos, distribuídos por Maxixe (Universidade Save), Nampula (Universidade Rovuma e Universidade do Lúrio), Beira (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Zambeze) e Maputo (Associação para a Promoção do Desenvolvimento através da Formação em Ciência “Osuwela”).

O Instituto Superior de Ciências da Saúde Dr. Victor Sá Machado – Universidade de São Tomé e Príncipe receberá também um destes ‘kits’, enquanto as universidades cabo-verdianas Jean Piaget (Praia) e Técnica do Atlântico (São Vicente) receberão cada uma um destes conjuntos.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.