Coleção Camiliana de Sintra classificada como bem cultural de interesse público

Data:

A Coleção Camiliana de Sintra foi classificada como bem cultural de interesse público, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

A coleção é posse da Biblioteca Municipal de Sintra, depois de ter sido criada por Rodrigo Simões do Carmo Costa (1873-1947), “sintrense que colecionou exaustivamente obras da autoria e sobre Camilo Castelo Branco, e que em 1939 doou a sua coleção ao município de Sintra”.

“Esta Camiliana constitui um património de interesse cultural com valores de memória, autenticidade, criatividade e raridade, que importa reconhecer e valorizar. Esses valores manifestam-se, desde logo, na existência de autógrafos literários do autor, que são raros, bem como de praticamente todas as edições de todas as suas obras, muitas delas também raras”, pode ler-se no documento.

A coleção inclui ainda “muita correspondência do escritor e uma vasta coleção de periódicos do seu tempo, em muitos dos quais deixou a sua intervenção”.

“Incluindo uma extensa bibliografia passiva, a Camiliana de Sintra constitui igualmente um testemunho da relevância da obra de Camilo Castelo Branco no panorama cultural e científico, desde o século XIX até à atualidade”, acrescenta a portaria.

A classificação, datada de 20 de julho, é justificada pelo “génio do respetivo criador, [a] proximidade da matriz ou versão originais, [os] processos utilizados na sua criação ou produção, [o] valor estético e material intrínseco do bem e [a] sua importância na perspetiva da investigação histórica e científica e o que nela se reflete do ponto de vista de memória coletiva”.

O escritor Camilo Castelo Branco nasceu em 16 de março de 1825, em Lisboa, e morreu no dia 01 de junho de 1890, em Vila Nova de Famalicão, tendo escrito alguns dos livros portugueses mais relevantes do século XIX, desde “Amor de Perdição” a “A Queda dum Anjo”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.