Granizo causa estragos em vinhas olivais e castanheiros em Valpaços

Data:

O mau tempo que se fez sentir ao final da tarde de quarta-feira no concelho de Valpaços, com trovoadas e queda de granizo, causou perdas enormes nas culturas como vinhas, olivais e castanheiros, disse hoje o presidente da câmara.
“É o trabalho de um ano que foi por terra. Não só na vinha, mas também nos olivais, pois pouca azeitona ficou no ar, nos produtos hortícolas e ao nível da castanha”, destacou o autarca de Valpaços, no distrito de Vila Real, Amílcar Almeida.
O presidente da câmara falava durante a visita ao final da manhã à freguesia de Argeriz, que foi afetada pelo mau tempo que se fez sentir ao final da tarde de quarta-feira, com fortes trovoadas e queda de granizo, inclusive com a queda de pedras de gelo de grandes dimensões.
Durante a tarde, Amílcar Almeida está a visitar a zona de Carrazedo Montenegro, também no concelho de Valpaços, para ver de perto os estragos do mau tempo na produção de castanhas.
O autarca explicou que neste momento ainda está a realizar a contabilização dos estragos sentidos naquele setor primário.
E acrescentou que já promoveu uma intervenção junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), no sentido de “fazer com que os agricultores continuem a acreditar que este território tem de continuar a ser povoado”.
“Espero bem que o Ministério da Agricultura olhe para esta gente do interior que teimosamente quer continuar a viver neste território”, disse ainda e lembrou que os estragos registados na quarta-feira aconteceram perto da altura das vindimas e apanha das azeitonas, quando “o trabalho estava feito”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.