António faz contas à vida para manter rebanho de cabras em Vale de Cuba

Data:

– Em Vale da Cuba, um lugar que esteve durante duas noites cercado pelas chamas, António, de 58 anos, faz contas à vida para tentar manter o seu rebanho de 45 cabras, que ficou sem pastagens.
Em Vale da Cuba, um lugar com cinco casas e sete habitantes, situada no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, António Farinha pastoreia o seu rebanho de 45 cabras no único espaço verde que resistiu a duas noites de chamas.
Tudo o resto, em redor, ficou reduzido a cinzas. Ainda se vê o fumo e pequenas labaredas a sair da floresta.
“Foram duas noites de inferno. Houve uma projeção e a floresta da povoação ardeu toda. Na minha lembrança, isto ardeu tudo em 1979, em 2000, 2011 e, agora, em 2020. É a quarta vez”, explica este pastor à agência Lusa.
António Farinha trata cada uma das 45 cabras do seu rebanho pelo nome próprio e os animais obedecem-lhe a cada ordem ou repreensão como se de um catraio se tratasse.
“Agora, isto vai ser muito complicado para manter as 45 cabras. Não há pasto para o gado. Aquilo que tenho está armazenado para o inverno. Se começar a por agora o alimento como é que vou fazer?”, questiona.
O pastor, emocionado, continua a conversa, em jeito de desabafo: “Cada vez estou mais pobre. Nada melhora. Quando é para arder, arde mesmo”.
Para este pastor, a culpa é da falta de gente para tratar das terras e para as cultivar.
“O que era cultivado antigamente, hoje é só silvas. É pólvora. O país também perde e muito. Correm com as pessoas de cá para fora e não há mais gente. Só há silvas e mato”, frisou.
António mostrou-se ainda indignado com a declaração que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, fez na televisão.
“Podia [ministro] ter utilizado outras palavras. Disse com uma certeza que Portugal inteiro ouviu que isto ia arder até quarta-feira. Não digo mais nada”, rematou.
António continua convencido de que os fogos continuam a ser “propositados”.
“Tenho essa ideia. Isto continua a ser um jogo mal explicado”, concluiu.
Vale de Cuba foi um dos lugares, juntamente com Vale da Lousa e Pedintal, que estiveram em risco efetivo por causa do incêndio que lavra deste sábado no concelho de Oleiros e que se estendeu aos concelhos de Proença-a-Nova e Sertã.

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.