Quase 13 milhões em obras que prometem emprego em Macedo de Cavaleiros

Data:

O município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, divulgou hoje que tem em curso e a concurso obras no valor de 12,9 milhões de euros com a expectativa de criação de emprego local. Trata-se, segundo a autarquia, de um conjunto de empreitadas que “se perspetiva que no final do mês de julho estejam em concursos, adjudicadas ou em fase de conclusão” e que terão necessidade de mão-de-obra.
O presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues, garante que os efeitos destes investimentos já se fazem sentir com algumas das empresas a quem têm sido adjudicadas empreitadas à procura de trabalhadores, já que a construção civil continua a debater-se com o problema da falta de mão-de-obra face ao volume de obras em curso.
No pacote global de quase 13 milhões de euros de investimentos encontram-se obras como a requalificação do edifício dos Paços do Concelho orçadas em cerca de 489 mil euros, a reabilitação do Mercado Municipal com quase 1,9 milhões de euros, mais de 400 mil euros para a requalificação do Largo da Estação e um valor superior a 475 mil euros destinados à rua Eça de Queirós.
Estas obras encontram-se em concurso público e o presidente do município prevê abrir este procedimento também nos próximos dias para a empreitada de requalificação da envolvente ao Mercado Municipal, um projeto de mais de meio milhão de euros.
Nos planos da autarquia estão também 142 mil euros para reforçar o abastecimento de água e construir Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em aldeias como Nozelos, Bornes ou Sobreda.
Uma das empreitadas de valor mais avultado, cerca de 1,5 milhões de euros, é a já anunciada para o Parque Urbano da cidade de Macedo de Cavaleiros e a adiada central de camionagem com 1,2 milhões de euros.
O executivo reformulou o projeto que tinha herdado da gestão anterior e promete agora um Interface Rodoviário “com dignidade para revitalizar” a zona da cidade onde ficará instalado.
Em curso estão também os trabalhos de requalificação do Bairro de São Francisco Assis, com duas fases para a execução e um investimento global de dois milhões de euros.
A Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros terá também obras no valor de 600 mil euros e estão ainda previstos 383 mil euros para a pavimentação de vários arruamentos no concelho e para a construção da estrada entre o Lombo e Balsamão.
Trata-se de projetos cofinanciados por fundos europeus com que o autarca pretende “modernizar” Macedo de Cavaleiros e tornar o concelho mais atrativo para a fixação de pessoas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.