Aveiro lança concurso para rede de carregamento elétrico de moliceiros

Data:

A Câmara de Aveiro aprovou a abertura de um concurso público, de valor base de 362 mil euros, para a implementação de uma rede de carregamento elétrico para os moliceiros que fazem passeios turísticos nos canais urbanos da ria.
A instalação de uma infraestrutura deste tipo em cada um dos 10 cais concessionados é um dos objetivos definidos no projeto europeu Urban Innovative Actions (UIA) – Aveiro STEAM City.
“A inovação neste projeto ocorre com a conversão de motores de combustão em elétricos nos barcos moliceiros nos canais da ria de Aveiro. O outro aspeto inovador é a transformação da experiência do cliente (passeios ecológicos, silenciosos e mais agradáveis para os turistas)”, refere uma nota da câmara (PSD/CDS).
Durante o Techdays 2019, foi realizado um teste de validação local, por intermédio de sessões de demonstração ao público de um barco moliceiro convertido para propulsão elétrica, que, segundo a autarquia, obteve resultados “muito positivos”.
Atualmente, de acordo com dados do município, existem 10 operadores marítimo-turísticos, com 27 moliceiros e mercantéis.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.