O projeto ‘ActiveGames4Change’ pretende ajudar crianças e jovens sob custódia dos sistemas de justiça a adquirirem competências que facilitem a inclusão social. A Universidade da Beira Interior (UBI) integra o grupo de instituições que o está a desenvolver, com o apoio financeiro da Comissão Europeia, através do programa Erasmus+. Além de outros parceiros nacionais, os parceiros da UBI estão sediados em países como Reino Unido, Turquia, Roménia, Itália e Roménia.
“Este projeto destina-se a crianças e jovens que se encontram sob custódia dos sistemas de justiça e que são reconhecidos como estando entre os membros mais vulneráveis e desfavorecidos da sociedade. Há, pois, uma necessidade urgente de desenvolver competências sociais, éticas e morais nesta população”, refere a UBI num comunicado.
O ‘ActiveGames4Change’ visa apoiar estes jovens na aquisição e no uso de competências que facilitem a inclusão, a educação e a empregabilidade, usando jogos com componente física/desportiva como meio de aprendizagem privilegiado. “Ao financiarem este projeto Erasmus+, as diferentes entidades europeias reconhecem o potencial do desporto e dos jogos no desenvolvimento destas capacidades”, destaca a equipa do projeto.
A equipa da UBI é coordenada pela docente do Departamento de Ciências do Desporto (DCD) Kelly O’Hara e inclui ainda os docentes Dulce Esteves, Nuno Garcia e Nuno Pombo, do Departamento de Informática, e Rui Brás também do DCD.
UBI integra projeto internacional centrado em jovens sob custódia judicial
