Judiciária prende suspeitos de atear fogos em Pampilhosa da Serra e Vila do Conde

Data:

Um homem de 46 anos foi detido na Pampilhosa da Serra sob suspeita de ter ateado vários focos de incêndio florestal neste concelho, anunciou a Polícia Judiciária.
Em comunicado, a PJ refere que, através da Diretoria do Centro e com a colaboração da GNR, deteve um pedreiro desempregado “pela presumível prática de cinco crimes de incêndio florestal”, na sexta-feira, entre as 20h e as 20h45, “no perímetro da área urbana da vila” da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.
“O suspeito, com recurso a isqueiro, ateou cinco focos de incêndio em zona de misto de área urbana e florestal povoada com mato, pinheiros, eucaliptos e sobreiros”, adianta.
O fogo, que percorreu uma área de 300 m2, “teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção dos bombeiros”, de acordo com a nota.
“A atuação do suspeito colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e grande mancha florestal”, sublinha.
A PJ deteve ainda um homem “fortemente indiciado” de ter ateado dois incêndios florestais em Rio Mau, Vila do Conde, distrito do Porto.
O suspeito, de 60 anos, foi detido fora de flagrante delito, referiu, em comunicado.
O fogo terá sido provocado também com recurso a um isqueiro, em locais próximos da residência do suspeito, sublinhou a PJ.
“Ateou três ignições, em datas diversas, aparentemente sem qualquer razão e abandonou o local de imediato, colocando em perigo as habitações e unidades industriais existentes nas imediações”, vincou.
Segundo esta força policial, as chamas consumiram uma área total com aproximadamente 3.500 metros quadrados e colocaram em perigo residências e duas unidades fabris contíguas à mancha florestal em causa.
Estas ignições só não assumiram outras proporções devida à “pronta e eficiente” intervenção dos Bombeiros de Vila do Conde, frisou.
Os dois detidos vão ser presentes a juíz “para aplicação das adequadas medidas” de coação.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.