Presidente da Câmara felicita Consulado dos EUA em Ponta Delgada

Data:

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, felicitou o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores pelo seu 225.º aniversário, apresentando-se como o consulado mais antigo do mundo continuamente operacional.
A edil, numa mensagem endereçada à cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Kathryn Ryan Hammond, lembrou que “os laços entre Portugal e os Estados Unidos da América remontam à vossa fundação nacional. Logo após a Guerra da Independência, Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a nova nação”.
Destacou a importância dos Açores, pela sua posição geoestratégica, para os cidadãos norte-americanos e lembrou os fortes laços entre Ponta Delgada e os EUA por via da emigração. “Um outro fator que muito contribui para os fortes laços entre Ponta Delgada e os Estados Unidos da América é a presença significativa das nossas comunidades especialmente radicadas na costa leste, com destaque para Massachussets e Rhode Island, mas também na Califórnia e até no Havai”, sustentou, lembrando que Ponta Delgada é cidade irmã de San Leandro (1970), de Fall River (1978), de Newport (2003) e de Kaua’i (2018).
A Presidente realçou, ainda, a importância para Ponta Delgada do relacionamento com os Estados Unidos da América nos contextos económico e cultural. “Apraz-nos registar os intercâmbios na área da educação e o facto de cada vez mais famílias norte-americanas escolherem os Açores para residir”, apontou.
Maria José Lemos Duarte enalteceu “a boa cooperação e o bom relacionamento entre o Município de Ponta Delgada e o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores” e parabenizou este consulado “pela sua ação e pela sua resiliência”.
“É uma honra e um orgulho para Ponta Delgada contar com o Consulado dos Estados Unidos, que muito nos enriquece através da sua credibilidade e da sua atividade”, concluiu, desejando à atual cônsul “os votos de muito sucesso ao serviço da nossa causa comum!” e prestando “a todos os cônsules que atravessaram a sua história, a nossa homenagem pública e a devida reverência pela antiguidade da amizade genuína entre Ponta Delgada e os Estados Unidos”.
Recorde-se que, atraídos pela geografia dos Açores, há 225 anos, George Washington era Presidente dos EUA e Thomas Jefferson era secretário de Estado, fixou-se na Horta e, mais tarde, em Ponta Delgada, o consulado americano.

Ponta Delgada, 7 de julho de 2020
Gabinete de Comunicação
Carmen Costa

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.