Castelo de São Jorge recebe em agosto o festival internacional de marionetas

Data:

Entre 05 de agosto e 05 de setembro, o Castelo de São Jorge, o Teatro do Bairro e o Teatro Taborda vão ser palco do Descon’FIMFA Lx20 – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
De regresso à cidade de Lisboa, esta será uma edição especial, composta por oito espetáculos de companhias e artistas de Portugal, Bélgica, Espanha e México.
A edição comemorativa do 20º aniversário do Festival tinha sido agendada para maio deste ano, mas foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Está agora de volta com uma edição única que, pela primeira vez, se realiza no verão, e que terá os objetos como principais protagonistas.
Os espetáculos deste ano falam de temas como o risco, o medo do futuro, a democracia, a memória, o amor e a morte, mas também de mundos ideais, de paisagens que alimentamos no nosso imaginário e de tentativas de aprender a viver de novo.
São cinco espetáculos portugueses e três estrangeiros, numa programação que se estende ao longo de um mês, com o objetivo de abranger um maior número de público, ao mesmo tempo que se respeitam todas as normas de segurança e lotação das salas definidas pela Direção-Geral da Saúde.

‘EntreMundos convida a redescobrir e relembrar as perspetivas, formas e dimensões da visão de uma criança, através de marionetas de grande dimensão

A abertura tem lugar no Teatro do Bairro, com o espetáculo ‘La Melancolía del Turista’, uma criação de Jomi Oligor, dos Hermanos Oligor (Espanha), e Shaday Larios, da companhia Microscopía Teatro (México), sobre o conceito de paraíso.
A mesma dupla apresenta também ‘La Máquina de la Soledad’, um teatro de objetos documental, que tinha já sido apresentado no FIMFA Lx15 e que agora regressa ao Festival, a pedido do público.
Da programação do Descon’FIMFA Lx20 faz ainda parte ‘O Triângulo Cor-de-Rosa’, de André Murraças, que, partindo de objetos pessoais, aborda a discriminação dos judeus homossexuais nos campos de concentração nazis.
‘Uma Coisa Longínqua’, uma estreia absoluta do Teatro de Ferro, que tem como protagonistas um grupo de objetos emancipados e ‘A Caminhada dos Elefantes’, um espetáculo da companhia Formiga Atómica sobre a existência, a vida e a morte, integram o leque de espetáculos.
Já ‘EntreMundos convida a redescobrir e relembrar as perspetivas, formas e dimensões da visão de uma criança, através do uso de marionetas de grande dimensão.
A encerrar o Festival, de 2 a 5 de setembro, estará a dupla belga composta pela mestre do teatro de objetos, Agnès Limbos, e pelo trompetista, Gregory Houben, que trazem a Portugal ‘Ressacs’, uma aventura trágico-cómica sobre a sociedade atual, onde os extremismos ganham protagonismo.
O Descon’FIMFA Lx20 é uma produção d’A Tarumba – Teatro de Marionetas e conta com direção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.