O mau tempo que se fez sentir ao final da tarde de quarta-feira no concelho de Valpaços, com trovoadas e queda de granizo, causou perdas enormes nas culturas como vinhas, olivais e castanheiros, disse hoje o presidente da câmara.
“É o trabalho de um ano que foi por terra. Não só na vinha, mas também nos olivais, pois pouca azeitona ficou no ar, nos produtos hortícolas e ao nível da castanha”, destacou o autarca de Valpaços, no distrito de Vila Real, Amílcar Almeida.
O presidente da câmara falava durante a visita ao final da manhã à freguesia de Argeriz, que foi afetada pelo mau tempo que se fez sentir ao final da tarde de quarta-feira, com fortes trovoadas e queda de granizo, inclusive com a queda de pedras de gelo de grandes dimensões.
Durante a tarde, Amílcar Almeida está a visitar a zona de Carrazedo Montenegro, também no concelho de Valpaços, para ver de perto os estragos do mau tempo na produção de castanhas.
O autarca explicou que neste momento ainda está a realizar a contabilização dos estragos sentidos naquele setor primário.
E acrescentou que já promoveu uma intervenção junto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), no sentido de “fazer com que os agricultores continuem a acreditar que este território tem de continuar a ser povoado”.
“Espero bem que o Ministério da Agricultura olhe para esta gente do interior que teimosamente quer continuar a viver neste território”, disse ainda e lembrou que os estragos registados na quarta-feira aconteceram perto da altura das vindimas e apanha das azeitonas, quando “o trabalho estava feito”.
Granizo causa estragos em vinhas olivais e castanheiros em Valpaços
