Entre setembro e novembro regressa a animação às Aldeias Históricas

Data:

De 06 de setembro a 07 de novembro as 12 Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar em festa, ainda que os eventos sejam adaptados ao contexto atual.
A pandemia por Covid-19 levou a Rede das Aldeias Históricas de Portugal a adaptar o conceito do ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’, mas a cultura, a gastronomia, a tradição, os costumes, o património, as lendas e os mitos voltam a ser celebrados em Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
Os 12 eventos, um por cada aldeia, “proporcionam a visitantes e habitantes momentos verdadeiramente inesquecíveis”, destaca a associação que reúne as 12 aldeias.
Este ano, devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as festas poderão ser sentidas e vividas em todo o mundo, via streaming.
“A quarta edição do evento continuará a ter como objetivo divulgar o património cultural material e imaterial únicos daqueles lugares, mas em linha com as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Governo português no que toca ao cumprimento das orientações higiénico-sanitárias para o combate à pandemia”, assegura a organização num comunicado enviado ao ‘Mundo Português’.

A cultura, gastronomia, tradição, costumes, património, lendas e mitos voltam a ser celebrados nas aldeias históricas de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
O ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’ é um dos momentos altos do ano nas 12 aldeias, e um importante contributo para a sua dinamização económica. “Este ano, a sua realização surge também como uma forma de apoiar a recuperação do tecido empresarial e cultural não só no território, como no resto do país – já que uma das apostas é contratar artistas de renome, para apelar ao público geral”, avança a organização.
O ciclo de doze eventos irá decorrer de setembro a novembro, entre sexta, sábado e domingo, realizando-se um dia em cada aldeia.
Cada evento será dedicado a uma atividade cultural, que pode variar entre artes performativas, música, ou instalação audiovisual e cada atividade será apresentada num espaço exterior ou interior, de relevância patrimonial, e onde seja possível o controlo do acesso de público e a aplicação de medidas sanitárias.
De modo a dar a conhecer as 12 aldeias durante o ciclo – dentro do limite de pessoas a definir -, as Aldeias Históricas de Portugal vão criar pacotes de fim-de-semana que incluirá “espetáculo + dormida + refeição” com uma rede de alojamentos que venha a associar-se à iniciativa.

É este o calendário da edição deste ano do ciclo ‘12 em Rede – Aldeias em Festa’:
6 de setembro 2020: Castelo Rodrigo
12 de setembro 2020: Linhares da Beira
19 de setembro 2020: Belmonte
25 de setembro 2020: Trancoso
26 de setembro 2020: Marialva
2 de outubro 2020: Castelo Mendo
3 de outubro 2020: Almeida
4 de outubro 2020: Piódão
17 de outubro 2020: Sortelha
24 de outubro 2020: Castelo Novo
31 de outubro 2020: Idanha-a-Velha
7 de novembro 2020: Monsanto
Implantadas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 aldeias seculares, verdadeiros paraísos escondidos que levam os visitantes numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que ajudaram a escrever a história de Portugal.

A cultura, gastronomia, tradição, costumes, património, lendas e mitos voltam a ser celebrados nas aldeias históricas de Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.