A primeira ultramaratona do mundo a regressar vai acontecer entre Belmonte e Proença-a-Nova

Data:

A PT281+ vai levar cerca de 110 participantes, de 12 países e três continentes, na sua maioria a solo, a percorrerem 281 quilómetros, entre o castelo de Belmonte e o parque urbano de Proença-a-Nova.
O desafio PT281+ Ultramarathon Beira Baixa vai acontecer entre 23 e 26 de julho e será a primeira ultramaratona do mundo após a suspensão das provas devido à pandemia de Covid-19.
“Pela primeira vez não queria ser o primeiro. Já fomos pioneiros várias vezes, mas desta vez não tem um significado especial, trabalhámos muito para conquistar este prémio, que não é uma vitória, mas um prémio para os participantes, que se esforçaram muito na preparação, investiram muito, e agora podem participar na primeira ultramaratona neste tempo diferente”, afirmou Paulo Garcia, em declarações à agência Lusa.


O percurso é feito de forma contínua, em cerca de 60 horas, com partida de Belmonte e passagens por Penamacor, pela Serra de Malcata, Monsanto e Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Tejo Internacional, Vila Velha de Ródão, Portas de Ródão, Oleiros pelos Trilhos dos Apalaches com final na praia fluvial da Aldeia Ruiva em Proença-a-Nova.
“Este é o tempo médio de um atleta de pelotão, mas penso que, este ano, o João Oliveira, que já venceu a prova quatro vezes e detém o recorde, de 37 horas, pode baixar o tempo”, confiou Paulo Garcia, admitindo que a competição pode acelerar o ritmo.
Entre os inscritos, o responsável pela organização destacou a presença de 14 mulheres, “algumas candidatas a terminarem entre os 10 primeiros”.
A PT281+, organizada pela Horizontes, é uma prova de resistência de corrida disputada na Beira Baixa, inspirada na Badwater 135, disputada na zona do Vale da Morte, na Califórnia. Por cá, desenvolve-se em percursos com a utilização de veredas, trilhos florestais, caminhos rurais, carreiros, trilhos pedestres e estradas de asfalto.
A prova é feita em regime de semiautossuficiência, num percurso contínuo, mas com oito bases de apoio, onde os atletas podem descansar e reabastecer-se.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.