A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquela força.
De acordo com a fonte, a GNR foi chamada na noite de domingo para dispersar centenas de pessoas de várias nacionalidades que estavam concentradas na via pública e a consumirem bebidas alcoólicas na Rua da Oura – conhecida como a rua dos bares de Albufeira -, em incumprimento da lei e das recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).
“Foram levantados vários autos de contraordenação a dezenas de pessoas pelo consumo de bebidas alcoólicas e aos proprietários dos estabelecimentos que funcionavam fora do horário legalmente autorizado”, indicou.
Segundo a fonte, que não conseguiu precisar o número de infrações e dos autos de contraordenação levantados pela GNR, “têm sido diárias as infrações detetadas naquela zona”, nomeadamente o desrespeito pelas regras impostas devido à pandemia da covid-19, “não só de estabelecimentos a funcionarem depois da meia-noite, como de consumo de bebidas alcoólicas na via pública”.
A mesma fonte acrescentou que a GNR tem reforçado as ações para sensibilizar as pessoas e os proprietários dos estabelecimentos para os riscos que as concentrações de pessoas acarretam neste período de pandemia, esclarecendo sobre a obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços fechados e para os distanciamentos de segurança.
“Apesar do reforço diário das ações de sensibilização, as pessoas continuam a não respeitar as indicações”, destacou.
Por seu turno, o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo, disse à Lusa que a autarquia vai reforçar as ações de sensibilização junto dos proprietários dos estabelecimentos de restauração e de bebidas, alertando-os para a obrigatoriedade do cumprimento das normas da DGS.
De acordo com o autarca, a aplicação e fiscalização das regras está a ser coordenada entre a autarquia e a GNR, “entidade que tem sido autuante quando deteta incumprimentos, nomeadamente no horário de funcionamento dos estabelecimentos”.
GNR levantou autos de contraordenação a pessoas e estabelecimentos de Albufeira
