Novas regras na inspeção chumbam carros por falta de limpeza

Data:

A partir de novembro deste ano, vai ser mais fácil ver o seu carro a ser reprovado numa inspeção periódica, sobretudo, se não tiver o veículo limpo.

A decisão resulta da deliberação n.º 723/2020 do Conselho Diretivo do IMT e significa que a partir do dia 1 de novembro as regras das inspeções automóvel serão mais apertadas.

De acordo com um comunicado do IMT, “o quadro de classificação de deficiências das inspeções técnicas de veículos foi alterado” e visa ir ao encontro da diretiva 2014/45/UE que tem como objetivo harmonizar em toda a União Europeia as verificações efetuadas nas inspeções e a forma como é atribuído o grau de deficiência aos problemas encontrados.

Assim, segundo o IMT, será possível “um reconhecimento mútuo das inspeções realizadas nos vários países”.

De acordo com uma deliberação do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) publicada em Diário da República, esta sexta-feira, “sempre que as condições de limpeza prejudiquem as observações durante a inspeção, o veículo deve ser reprovado e o inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza”.

No que diz respeito à lavagem de estrada ou de motor, que também sempre foi aconselhada antes da inspeção, agora é obrigatória, tal como é obrigatório aos inspetores serem mais rigorosos na avaliação do estado dos travões, direção, vidros e faróis, eixos, rodas e pneus e as emissões de gases.

Ainda sobre as emissões de gases, nos carros a diesel, caso seja detetado um software de origem que falseie os números referentes à poluição, os veículos serão automaticamente chumbados pelos inspetores.

São 26 novas medidas aprovadas pelo IMT com o objetivo de dar resposta às “inovações tecnológicas desenvolvidas pela indústria automóvel e a inerente necessidade de atualização dos métodos e procedimentos de inspeção aplicáveis”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.