Novo portal Cultura Madeira congrega informação sobre oferta no arquipélago

Data:

O portal Cultura Madeira, que congrega informação sobre a oferta cultural disponível na região autónoma, foi apresentado ao público pelo Governo regional, entidade responsável pelo projeto, elaborado durante o período de confinamento.

“A plataforma contempla toda a informação da oferta cultural regional e permite, de uma forma simples e à distância de um clique, perceber o que temos à disposição”, explicou o secretário regional do Turismo e Cultural, Eduardo Jesus, durante a apresentação, no Funchal.

O novo portal foi desenvolvido com base no já existente madeiracultura, melhorando os conteúdos e a estrutura, nomeadamente no que concerne à visualização, com uma linha “mais leve, mais dinâmica e fácil de manusear”.

O objetivo do executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, foi congregar numa única plataforma digital informação genérica, curiosidades, atividades e iniciativas de diferentes organismos e entidades culturais, abrangendo diversas áreas, como escultura, pintura, ourivesaria portuguesa, arte sacra, mobiliário antigo e artefactos, tradições madeirenses e outras manifestações de índole cultural e etnográfica.

“Esta não é uma meta que se atingiu, mas uma partida que se consolida”, afirmou Eduardo Jesus, reforçando: “Queremos fazer muito mais a partir daqui. Entendemos que estão criadas condições para que isso aconteça, pois no espaço digital o infinito é a variável constante.”

O portal Cultura Madeira reúne, também, as coleções dos vários museus do arquipélago, bem como a coleção de fotografias do Museu de Fotografia – Ateliê Vicentes.

Um novo canal de vídeo, que estabelece ligação com o ‘site’ no Youtube, complementa as dinâmicas interativas entre conteúdos e públicos.

A Secretaria do Turismo e Cultura realça que a nova plataforma constituiu também uma “porta aberta” para os agentes culturais, que poderão divulgar as suas ações, promoverem os seus serviços e estabelecerem entre si pontes e diálogos.

O Cultura Madeira disponibiliza cerca de 300 conteúdos, divididos pelos temas “a saber” (notícias e atividades), “a descobrir” (visitas virtuais, obras, artistas e coleções) e “a conhecer” (informação e olhares sobre o passado).

O portal apresenta ainda um mapa interativo, com base numa aplicação do Google Maps, para facilitar a localização das sedes dos espaços de cultura no arquipélago, bem como o calendário de todos dos eventos plurianuais promovidos por entidades públicas e privadas na região autónoma.

A Secretária do Turismo e Cultura sublinha que o portal será alimentado diariamente com nova informação em português e inglês, estando em estudo a possibilidade de aceder a versões noutras línguas.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.