Câmara de Reguengos de Monsaraz ativa Plano Municipal de Emergência para a Covid-19

Data:

A Câmara de Reguengos de Monsaraz ativou ontem o Plano Municipal de Emergência para gerir o surto de Covid-19 no concelho.
A decisão foi tomada face ao surto existente no concelho, que se iniciou a dia 18 de junho no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva e provocou, até hoje, 142 casos ativos e oito mortos.
Dos 142 casos, 72 são utentes do lar, 22 são funcionários) e 48 da comunidade.
Internados no Hospital do Espírito Santo de Évora estão 17 dos infetados, dos quais seis na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
“Com o fim da situação de calamidade”, que vigorava no país até terça-feira, os planos municipais de emergência, que estavam ativados automaticamente em todo o território nacional, “deixaram de estar em vigor”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.
Mas o município decidiu ativar o seu plano de emergência, tendo reunido a Comissão Municipal de Proteção Civil.
Segundo o autarca, só na quarta-feira é que o concelho esteve sem plano de emergência em vigor, uma vez que a generalidade do país já se encontrava em situação de alerta e ainda não havia esta deliberação ao nível municipal.

Idosos infetados serão transferidos

A autarquia decidiu ainda que cerca de 60 idosos infetados vão ser transferidos do Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva para um pavilhão, transformado em Hospital de Campanha, no parque de feiras de Reguengos de Monsaraz.
A transferência está prevista para o final da tarde de hoje.
Trata-se de “um pavilhão climatizado” e que, “face às temperaturas que se aproximam”, na ordem dos 40 graus centígrados, é mais adequado para a qualidade de vida” dos idosos, possuindo “espaços exteriores em que eles podem deslocar-se”, pois, o parque de feiras está vedado, indicou à Lusa o presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto.
A generalidade de Portugal continental entrou às 00h00 de quarta-feira em situação de alerta devido à pandemia de Covid-19, com exceção da Área Metropolitana de Lisboa, onde 19 freguesias continuam em situação de calamidade e as restantes passam a contingência.
Portugal continental ficou assim dividido em três níveis de alerta para fazer face à pandemia, passando a maior parte do país para situação de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) para situação de contingência (nível intermédio) e 19 freguesias de cinco municípios da AML em estado de calamidade.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.