Aveiro terá ‘ferryboat’ elétrico para as ligações a São Jacinto

Data:

A Câmara de Aveiro vai adquirir um novo ‘ferryboat’, para as ligações a São Jacinto, mas elétrico, por 5,5 milhões de euros, na sequência de concurso público, anunciou a autarquia.
A adjudicação do projeto e da construção de um novo ‘ferryboat’ elétrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, será feita a um consórcio constituído pela Navaltagus e pela NavalRocha.
O investimento da Câmara Municipal de Aveiro será de 5.509.880 euros, sendo que a conceção e construção do novo ‘ferry’ deverá demorar cerca de 18 meses.
Segundo a autarquia de Veiro, a nova embarcação terá zero emissões de CO2 (dióxido de carbono), acabando com as cerca de 300 toneladas de CO2 emitidas pelo atual ‘ferry’, e vai reduzir em cerca de 30% o consumo energético.
Outro dos aspetos em destaque é o de níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30%) e mais capacidade de transporte de passageiros (90%) do que o atual.
O ferry elétrico será financiado pelos fundos do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), tendo sido realizada negociação prévia com os gestores do programa.
“A CMA continua o seu trabalho de contributo para redução da pegada ecológica no Município, que terá no novo ferryboat mais um instrumento, a somar aos 27 moliceiros com motores elétricos”, refere em comunicado.
Os moliceiros elétricos deverão estar a operar nos canais urbanos em 2021, significando uma redução de 400 toneladas de CO2, a que acrescem os autocarros elétricos já em circulação do operador de transportes.
Atualmente estão a operar nas linhas de transportes públicos do município de Aveiro três autocarros 100% elétricos, os únicos que a Transdev tem em funcionamento em Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.