A Câmara de Aveiro vai adquirir um novo ‘ferryboat’, para as ligações a São Jacinto, mas elétrico, por 5,5 milhões de euros, na sequência de concurso público, anunciou a autarquia.
A adjudicação do projeto e da construção de um novo ‘ferryboat’ elétrico, a operar nas travessias entre o Forte da Barra e São Jacinto, será feita a um consórcio constituído pela Navaltagus e pela NavalRocha.
O investimento da Câmara Municipal de Aveiro será de 5.509.880 euros, sendo que a conceção e construção do novo ‘ferry’ deverá demorar cerca de 18 meses.
Segundo a autarquia de Veiro, a nova embarcação terá zero emissões de CO2 (dióxido de carbono), acabando com as cerca de 300 toneladas de CO2 emitidas pelo atual ‘ferry’, e vai reduzir em cerca de 30% o consumo energético.
Outro dos aspetos em destaque é o de níveis baixos de ruído e mais conforto para os passageiros, tendo mais capacidade de transporte de viaturas (30%) e mais capacidade de transporte de passageiros (90%) do que o atual.
O ferry elétrico será financiado pelos fundos do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), tendo sido realizada negociação prévia com os gestores do programa.
“A CMA continua o seu trabalho de contributo para redução da pegada ecológica no Município, que terá no novo ferryboat mais um instrumento, a somar aos 27 moliceiros com motores elétricos”, refere em comunicado.
Os moliceiros elétricos deverão estar a operar nos canais urbanos em 2021, significando uma redução de 400 toneladas de CO2, a que acrescem os autocarros elétricos já em circulação do operador de transportes.
Atualmente estão a operar nas linhas de transportes públicos do município de Aveiro três autocarros 100% elétricos, os únicos que a Transdev tem em funcionamento em Portugal.
Aveiro terá ‘ferryboat’ elétrico para as ligações a São Jacinto
