Máquina do Tempo | aconteceu a 1 de julho

Data:

Principais acontecimentos registados no dia 01 de julho, Dia do Naturismo no Hemisfério Norte, Dia da Alegria, Dia da Força Aérea, Dia das Bibliotecas e Dia da Região e das Comunidades Madeirenses:

1804 – Nasce a escritora francesa Amandine-Aurore-Lucile Dupin, George Sand.

1867 – A pena de morte para crimes civis é abolida, com a aprovação do primeiro Código Civil.

– As províncias do Alto e Baixo Canadá, da Nova Escócia, Brunswick e a Ilha do Príncipe Eduardo unem-se no Canadá.

1882 – É inaugurada a rede telefónica do Porto com 19 assinantes.

1903 – Tem início a primeira Volta a França em bicicleta. O seu fundador é Henri Desgrange, jornalista do diário desportivo “L’Auto”.

1906 – José Holtreman Roquette, ou José de Alvalade, funda o Sporting Clube de Portugal. As origens remontam a 1902, quando foi criado o Sport Club de Belas, e a 1904, ao aparecimento do Campo Grande Football Club.

1908 – É adotado o sinal internacional de socorro SOS, em código morse.

1909 – Nasce o escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, autor de “O Estaleiro”.

1913 – É inaugurado em Lagos o farol da Piedade

1916 – Grande Guerra de 1914-18. Início da primeira batalha do Somme. Prolongar-se-á até 19 de novembro, causando centenas de milhar de mortos.

1921 – Fundação do Partido Comunista Chinês.

1925 – Morre, com 59 anos, o compositor francês Erik Satie, autor das “Gymnopedies”.

1926 – É assinado o acordo anglo-português sobre a zona fronteiriça de Angola com o sudeste africano.

1929 – Primeira aparição de Popeye, o marinheiro, figura de BD criada pelo norte-americano Elzie Crisler Segar.

1944 – Começa a conferência de Bretton Woods que levará à criação do Banco Mundial e do FMI.

1952 – Constituição da Força Aérea Portuguesa.

1954 – Fundação da Federação Portuguesa de Badminton.

1955 – Primeiro grande acidente na história da aviação portuguesa. Oito aviões a jato da FAP despenham-se na Serra do Carvalho, a 12 quilómetros de Poiares.

1958 – Começa, em Genebra, a conferência das potências sobre a deteção de explosões nucleares.

1961 – Morre, com 67 anos, o escritor francês Louis-Ferdinand Céline, autor de “Morte a Crédito” e “Viagem ao Fim da Noite”.

1962 – Referendo na Argélia. A independência é aprovada por 99,62 por cento dos eleitores. A proclamação decorrerá a 05 de julho, oito anos após o início da guerra pela autodeterminação.

1963 – Começa a Conferência Internacional da Educação, em Genebra. Portugal é excluído dos trabalhos.

1964 – Morre, com 89 anos, o maestro norte-americano de origem francesa Pierre Monteux, que estreara “Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, em Paris, em 1913.

1965 – A França abandona as negociações para o estabelecimento de uma Política Agrícola Comum, no âmbito da CEE.

1967 – Entra em vigor o tratado de fusão dos órgãos executivos das Comunidades Europeias (CECA, CEE e EURATOM), que passam a dispor de uma única comissão e de um conselho.

1968 – É assinado o Tratado de não-proliferação das armas nucleares entre o Reino Unido, os EUA e a URSS.

– É concluída a proposta de União Aduaneira entre os seis países membros da CEE.

1970 – Paulo VI recebe os líderes dos movimentos de libertação da Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, Amílcar Cabral, Agostinho Neto e Marcelino dos Santos, respetivamente.

– A Polícia de Viação e Trânsito portuguesa é substituída pela Brigada de Trânsito da GNR.

1976 – São extintas as Casas de Câmbio. A atividade passa a ser desenvolvida pelas instituições de crédito nacionalizadas.

1981 – Morre o escritor português Carlos de Oliveira, nome essencial do neorrealismo, autor de “Uma Abelha na Chuva” e “Finisterra”. Tinha 59 anos.

1986 – Lançamento do Cartão Jovem.

1991 – A Suécia pede a adesão à União Europeia.

– Os seis Estados membros do Pacto de Varsóvia assinam, em Praga, a extinção da organização fundada a 14 de maio de 1955.

– É nomeado o primeiro juiz negro do Supremo Tribunal dos EUA, Clarence Thomas, 43 anos, ultra-conservador republicano.

1993 – O Prémio Camões é atribuído à escritora brasileira Rachael Queiroz.

1994 – O presidente da OLP Yasser Arafat regressa ao território palestiniano, depois de 27 anos de exílio, com a entrada na Faixa de Gaza, a partir do Egito.

1995 – Morre o ator português Henrique Santana. Tinha 73 anos.

– É inaugurada a representação de Timor-Leste em Bruxelas.

1996 – Tem início a fase experimental do Rendimento Mínimo Garantido

1997 – Hong Kong regressa à soberania chinesa, após 156 anos de Governo britânico.

2001 – Circulação da moeda única europeia. Passam a ser em euros todos os cheques e talões emitidos pelas instituições financeiras.

2002 – O Tribunal Penal Internacional, com sede na Haia, entra em funções sem a adesão dos EUA.

2004 – Morre, aos 80 anos, o ator norte-americano Marlon Brando, protagonista de “Há Lodo no Cais”, “O Padrinho”, “Apocalypse Now”.

– A sonda Cassini chega a Saturno.

2005 – A taxa máxima de IVA sobe dos 19 para os 21 por cento.

– Morre, com 69 anos, Renaldo “Obie” Benson, membro do grupo Four Tops, cofundador da lendária editora Tamla-Motown de Detroit, EUA.

2006 – A República Checa torna-se no quarto país europeu a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

– Morre a fadista Márcia Condessa. Tinha 67 anos.

2007 – Portugal assume a presidência semestral da União Europeia.

2008 – IVA desce de 21 para 20 por cento.

– Nelson Mandela, campeão do combate anti-apartheid e ex-presidente sul-africano, é retirado, simultaneamente com o seu partido, das listas negras norte-americanas do terrorismo.

2011 – A justiça norte-americana decide libertar Dominique Strauss-Kahn, mas sem abandonar a acusação por crimes sexuais que lhe custou o cargo de diretor-geral do Fundo Monetário Internacional.

– A Agência de notação Moody’s corta em quatro níveis o ‘rating’ de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de ‘lixo’ (junk).

2012 – A Espanha sagra-se bicampeã europeia de futebol, ao golear a Itália por 4-0, na final do Europeu 2012, disputada em Kiev, na Ucrânia, com arbitragem do português Pedro Proença.

– A portuguesa Ana Dulce Félix sagra-se campeã da Europa dos 10.000 metros, ao triunfar na prova disputada em Helsínquia.

2013 – Vítor Gaspar demite-se do cargo de ministro de Estado e das Finanças. A Pesidência da República confirma demissão e anuncia a substituição de Vítor Gaspar por Maria Luís Albuquerque, então secretária de Estado do Tesouro.

– O escritor José Luís Peixoto, de 38 anos, vence a primeira edição do Prémio Salerno Livro d’Europa, em Itália, com a obra “Livro”.

– Morre, com 69 anos, o ator português António Rama.

2014 – O Banco Espírito Santo de Investimento anuncia que Ricardo Salgado renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração do banco.

2015 – Depois de vários meses de rondas negociais, os líderes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciam o restabelecimento das relações diplomáticas e a abertura de embaixadas nas capitais de cada país.

2016 – Morre Yves Bonnefoy, o mais célebre poeta francês contemporâneo, também crítico de arte e tradutor, nomeadamente de Shakespeare. Tinha 93 anos.

2017 – O realizador português Pedro Pinho vence o prémio CineVision do Festival de Cinema de Munique, com o filme “A fábrica de nada”.

– Morre, aos 84 anos, em Coimbra, Vasco Berardo, pintor, escultor, ceramista e cofundador do Movimento Artístico de Coimbra (MAC).

2018 – Morre, aos 84 anos, José Batista de Matos, dirigente associativo, antigo conselheiro das comunidades portuguesas e rosto da emigração lusa no Museu Nacional da História da Imigração em Paris.

2019 – Morre, aos 74 anos, António Manuel Hespanha, historiador e jurista, ex-comissário-geral para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, entre 1997 e 2000.

 

 

 

 

 

 

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.