Descoberta em Mirando do Douro uma figura zoomórfica com mais de dois mil anos

Data:

Foi descoberta na freguesia de Duas Igrejas, concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (um porco) e que, segundo os arqueólogos, data entre os séculos IV e I a.C.
Esta é a sexta figura zoomórfica descoberta no território daquele concelho do distrito de Bragança. “Esta escultura zoomórfica, em pedra granítica, representa um porco, muito bem elaborado”, destaca o executivo autárquico num comunicado divulgado no site do município.
Os berrões surgem na região de Trás-os-Montes e no Ocidente da Meseta espanhola, coincidindo na sua maioria com o território atribuído aos Vetões.
“Existem várias teorias quanto ao significado/funcionalidade dos berrões: presentes na entrada dos castros, simbolizariam a defesa do povoado e do gado; assumiam posições dominantes em áreas de excelente pastagem e próximas a fontes de água, funcionando como marcadores paisagísticos; monumentos comemorativos; monumentos sepulcrais (época romana, reutilização)”, destaca ainda o comunicado.

Descoberta ao acaso

“A figura zoomórfica representativa de um berrão foi encontrada ao acaso quando se preparava um terreno agrícola em Duas Igrejas destinado à plantação de amendoeiras”, indicou à agência Lusa a arqueóloga do município, Mónica Salgado.
Esculpida em granito, a figura mede 1,60 metros, cerca de 80 centímetros de altura por 30 de espessura, e pesa cerca de uma tonelada.
“O achado está em boas condições estruturais, apenas apresenta pequenas fraturas na estrutura e está muito bem elaborado”, indicou a arqueóloga de Miranda do Douro.
Os berrões podem ser representações de touros e porcos, mas há algumas exceções. Apresentam um carácter sacro-religioso, assentes na força, virilidade e combatividade.
De acordo com Mónica Salgado, no caso do porco, pensa-se representar o território com virtudes de força e de fecundidade, evocando uma índole mágica religiosa, divina, em suma, representações de entidades guardiãs.
A arqueóloga adiantou que existem cerca de 400 figuras zoomórficas no território trasmontano e na meseta espanhola.
No Planalto Mirandês, no distrito de Bragança, estas figuras podem ser encontradas nos concelhos de Miranda do Douro e Mogadouro.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.