Dão lança campanha de apoio à restauração e aos vinhos da região

Data:

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR) lançou uma campanha para incentivar os portugueses a apoiarem a restauração e os vinhos da região, em período de desconfinamento.

Direcionada para o mercado nacional, a campanha “Portugueses Dão a Volta” resulta da readaptação do plano de promoção dos vinhos do Dão idealizado para este ano, devido à pandemia de covid-19.

“Fizemos um trocadilho com a nossa denominação de origem, que é Dão”, explicou o presidente da CVR Dão, Arlindo Cunha, acrescentando que o vinho do Dão ajudará “a ganhar ânimo para esse regresso à normalidade”.

Segundo o responsável, os últimos meses têm sido “muito difíceis para os produtores de vinho, sobretudo para os produtores engarrafadores (vinhos de quinta), que vendiam no canal Horeca”, que abrange hotéis, restaurantes e cafés.

“Esse canal ficou completamente parado durante dois meses e agora está a recuperar muito devagarinho”, contou.

Arlindo Cunha referiu que, “nos meses de maio e abril, a redução das vendas em relação ao ano anterior foi da ordem dos 30%”, mas a percentagem é diferente nos vários segmentos.

“Dos vários segmentos de mercado, os vinhos que foram mais afetados foram precisamente os que se vendiam no canal Horeca, ou seja, vinhos engarrafados de gama média e superior”, explicou.

O responsável lembrou que esse canal “vendia muito vinho para os turistas que estavam a circular” em Portugal.

“Neste segmento de vinhos de categoria média e superior, tínhamos muita exportação, mas a pandemia também afetou os nossos principais mercados, que eram essencialmente Estados Unidos e Brasil. Tudo isso conjugado, deu esse impacto bastante negativo”, lamentou.

A campanha estará em vigor durante os próximos meses.

Atendendo à sua variedade e complexidade, os vinhos do Dão são considerados ideais para harmonizações gastronómicas e para serem partilhados à mesa.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.